domingo, 13 de junho de 2010

Mudanças na EsPCEx e AMAN (Parte 2)


Essa semana rolaram alguns boatos sobre modificações na prova do concurso para a EsPCEx a partir de 2011. Algumas já haviam sido veiculadas aqui no blogue, mas sempre sem a confirmação oficial. Por enquanto seguem da mesma forma: sem qualquer informação oficial, apenas notícias e informações não confirmadas.

Um professor da AMAN disse que no encontro realizado junto aos professores da EsPCEx houve o pedido de modificação no PLADIS (Plano de Disciplina) de algumas matérias para que as duas escolas de formação ficassem mais sintonizadas. Isso tudo ocorreria devido às mudanças que ocorreriam no concurso.

As principais mudanças serão:





- Obrigatoriedade de conclusão do ensino médio (2º Grau);
- Manutenção da quantidade de vagas ofertadas;
- Curso Básico realizado na EsPCEx;
- Escolha de Arma, Quadro ou Serviço ao término da EsPCEx ou início da AMAN;
- Formação de 5 anos (1 EsPCEx e 4 AMAN);
- Exclusão do Curso Avançado.

A obrigatoriedade da conclusão do ensino médio será em conseqüência de cerca de 60% dos militares que cursam a EsPCEx já possuírem isso e, com isso, os alunos "cagavam" paras as matérias, visto que as notas da EsPCEx serviam para NADA.

O Curso Básico seria transferido para a EsPCEx e a formação de combatente básico seria realizada lá, pois hoje as noções de instrução militar na EsPCEx são muito poucas e o aluno fica um ano "rolhando" por Campinas, pois não estuda e não aprende o principal da formação: instrução militar.

Outro ponto que poderá ser bastante polêmico é a escolha de arma, quadro ou serviço já ao término da EsPCEx, pois quem possui apenas um ano de formação militar não conhece como as armas são, não sabe a forma como os militares pensam e não conhecem o espírito do curso que abraçará por toda a vida. Se com três anos já é difícil escolher esse "casamento", imagino como será com o aluno, bastante cru em conhecimentos.

Talvez o quarto ano da AMAN seria transformado para ser exclusivamente de atividades práticas na tropa e em estágios e cursos operacionais, moldando o aspirante-a-oficial na prática e colocando mais pronto na tropa quando saísse da AMAN.

A questão é: seriam verdades essas modificações? Ninguém sabe, pois NADA É CONFIRMADO.

Portanto, quem estará no segundo ano, continue a estudar. Não se baseiem nesses boatos, pois NADA é confirmado e somente com o edital do ano que vem 2011 que poderão ser tiradas conclusões.

5 comentários:

Crystian Oliveira disse...

Pô meu.. estou no primeiro ano do segundo grau, e estou com planos formados para ir para Curitiba fazer um curso preparatório e fazer a prova da prep. Se isso for realmente verdade, estarei realmente encrencado.

Unknown disse...

Ah mancada...preparando pro ano que vem fazer o concurso,estou no 1°colegial,se for confirmado perderia até o animo de estudar.

Samuel disse...

Quero saber se eu terminando o 3 ano do 2 grau nesse ano, se vo pode ir pra EsPCEx, essa e minha grande duvida

Clau disse...

Deixem disso, meninos!
Se fosse homem, tentaria ao máximo ser cadete, além do que as mudanças visam melhorar a formação militar.

Juliano disse...

Da onde vc tirou essa idéia.Acho que a chance disso acontecer é zero