segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Como é a vida dentro da EsPCEx?

É normal em rodas de amigos e familiares as pessoas perguntarem o que é feito na EsPCEx. Normal, também, é perguntarem se sou soldado que estou servindo longe da minha família e esses questionamentos todos.

Para começar, a EsPCEx é uma instituição de ensino militar, com aulas práticas e teóricas com ensinamento básico militar. O que isso significa? A pessoa que lá entra, faz o 3º ano do ensino médio com as matérias regulares como ocorre em todas as escolas: matemática, portugês, inglês (ou espanhol), física, química, história, geografia, biologia, SAP (sociologia, antropologia e política).

É obrigação dos alunos participarem das aulas todos os dias, além de realizarem as provas que são impostas ao curso, mesmo que o aluno já possua tal ensino.

Além das matérias regulares, há a especialização em instrução militar e TFM (treinamento físico militar). Nas aulas de instrução militar (IM) são ensinados leis, normas, armamentos, primeiros socorros e outra série de ensino importantes.

Já o TFM é a prática de corrida, natação e neuromuscular. Para aqueles que apresentam dificuldades, são oferecidas em caráter obrigatório uma recuperação contínua (as famosas "escolinhas") e quem não sabe nadar é denominado NN (não nadador) e aprende a nadar com aulas próprias, visto que há militares específicos e com formação para a prática desportiva.

Ao contrário do que muitos pensam, há provas de corrida, natação e neuromuscular, mas, logicamente, são provas práticas com índices pré-definidos em boletim e regulamentos. É obrigatório o grau mínimo do curso para que possa ser matriculado na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).

Na Escola, é oferecido ao cadete alojamento, fardamento, serviço de saúde, pró-labore (soldo; salário), sendo em período de semi internato com liberações aos finais de semana, feriados e férias.

3 comentários:

Anônimo disse...

muito bom seu blog, estou indo para EsPCEx dia 26 de janeiro e não perco nenhuma postagem, continue assim!

Anônimo disse...

Olá, Fazem a conclusão do ensino médio lá certo( so o 3)?
é obrigatório que todos os cadetes se matriculem na AMAN?

Serei Oficial disse...

Houve uma mudança e agora é necessária a conclusão do ensino médio antes de ingressar na EsPCEx.