sábado, 26 de dezembro de 2009

É ncessário cursinho pra passar na prova?

Muitas pessoas perguntam se é possível passar no concurso da EsPCEx sem fazer um cursinho, já que a prova abrange muita matéria e de diversas épocas do ensino médio, além de ter diversos assuntos que, muitas vezes, não são ensinados de maneira correta nas escolas.

Outros, sentem-se com medo diante da prova, já que tiveram um ensino fraco e faltam bases na formação educacional, algo que já deveria ter sido corrigido dentro das salas dos colégios no ensino fundamental e médio, uma vez que é obrigação do ensino básico brasileiro.


Mas, nem sempre isso ocorre. Grande parte das escolas preocupam-se em, apenas, passar os alunos e entregar um diploma, mas não formá-los naquilo que é necessário. Outro sério problema é a falta de interesse dos próprios estudantes, que vão à escola com o único intuito de decorar o que é cobrado nas provas e, passados cinco minutos após os testes, tudo vai embora e nada é lembrado

Mas nem tudo está perdido. Existem cursinhos e professores particulares que podem surpir essas necessidades. E se o estudante não tiver dinheiro condições de bancar esse estudo privado?

Primeiro, comece com as buscas perto de sua casa, tente encontrar as bibliotecas públicas que, mesmo em péssimo estado de conservação, ainda contém os livros que são suficientes para estudar, suprir as dificuldades e aprender e maneira eficiente. Basta procurar. Ligue na secretaria de educação, pois normalmente há uma lista das bibliotecas próximas.

Lembre-se de que as faculdades, mesmo privadas, costumam abrir as portas aos estudantes que não são matriculados lá e, mediante um cadastro, fica autorizado alugar os livros para o estudo. O bom das faculdades é a facilidade de encontrar pessoas que sabem a matéria, já que professores também costuam estudar nesses locais e, com um bom papo dá pra retirar as dúvidas que para você, candidato, é difícil, mas para os mestres pode ser muito fácil.

Tente procurar grupos de estudos sérios nesses locais, há os famosos "concurseiros" que costumam se unir para um retirar as dúvidas dos outros e, assim, todo mundo aprende.

Mas, logicamente, se puder pagar um cursinho será uma grande ajuda, visto que existirão professores e haverá uma seqüência de aulas, o que muito auxilia na forma de estudar.

Mas, não caia nas mentiras promessas que muitos garantem. Fazer um cursinho em um mês que mente garante que te passará é muito improvável.

Procure cursos que já possuem professores com experiência nas matérias que caem no concurso e que são bons naquilo que fazem. Eu não vejo necessidades do professor ser formado na matéria que ele ensina, pois existem excelentes engenheiros-professores que sabem matemática, biomédicos que sabem biologia e assim por diante.

Muitas vezes a experiência é mais importante do que seu curriculum vitae. Lógico que existirão excelentes professores novos, mas tente procurar e descobrir com aqueles que já tiveram aula se tal professor é realmente bom para ensinar, já que muitos professores sabem a matéria, tem uma vida escolar exemplar, mas não sabem o básico do mestre: ensinar.

Atente-se para as instalações dos cursinhos, pois são importantes. Lógico que todos gostariam de estudar em locais com ar-condicionado, cadeiras boas, lousas limpas e locais com banheiro, bebedouros. Tente ir in loco para verificar isso.

Se você mora longe, existem cursos que oferecem ensino à distância, com video-aulas que são, na verdade, as aulas que serão passadas em sala, mas com o diferencial de poder rever, quantas vezes quiserem, as aulas. Tente procurar na internet vídeos demonstrativos e se informar diretamente com os pré-vestibulares sobre essa modalidade. Dê preferência aqueles cursos que, se possuírem ensino à distância, tenham também tira dúvidas online.

Material didático é importante. Se procurar comprar todos os livros novos para estudar, desembolsará um bom dinheiro. Procure, então, em sebos e livrarias de usados ou no site www.estantevirtual.com.br que lista muitos livros com descontos gigantescos.

O bom do cursinho nesse caso é que alguns possuem material didático que complementa o estudo, com vários macetes e exercícios com respostas e resoluções. Tente procurar qual o curso que melhor oferece isso.

Veja se o cursinho oferece simulados semelhantes às provas da EsPCEx com regularidade, pois nos testes que você verificará onde estão os erros e quais matérias mais difíceis, além de aprender muito, quando se faz o simulado de maneira honesta e idêntica à prova: sem colas, em um local quieto e com o TEMPO da prova, mas de preferência, tente diminuir o tempo do simulado pois na prova há cartão de resposta e todo o nervosismo.

Como a grana é sempre curta, tente conversar sobre descontos e inscreva-se nas provas de bolsas. Às vezes, o pouco que você sabe já dá pra conseguir um desconto interessante.

Então, cursinho é ou não necessário?

Eu considero que sim, desde que organizado, com simulados, material didático e seriedade por parte dos organizadores, além dos extras que os cursos oferecem, mas o principal: curso não passa ninguém, mas dá uma baita ajuda!! E que ajuda!!

Nenhum comentário: