terça-feira, 16 de agosto de 2011

Muda alguma coisa no terceiro ano?

Essa pergunta é bastante comum e normalmente é feita por cadetes mais modernos. Posso assegurar que muitas coisas mudam.

No Básico e Avançado (1º e 2º ano) existem os cadetes mais modernos e, por consequência, as missões "boca-podre" (ruins) muitas vezes vão para eles, tais como fazer guardas e tirar serviços mais cansativos. Já no terceiro ano o serviço é menos cansativo e chato, mas a responsabilidade é muito maior.


No meu primeiro ano eu não via a luz no final do túnel. Vencia a cada dia e, se não fosse anotado, já considerava uma vitória. Cada dia você entra para gladiar contra os leões e sair vivo é o importante. Está certo que, em muitos casos, as dores e ferimentos ocorrem.

Já no Avançado eu achava que existia a tal luz do fim do túnel, mas ainda não conseguia enxergá-la. A escala de serviço era monstruosa, tendo dia que 25 pegam serviço, sendo o total da companhia de 130. O final de semana era certo de que voava, ainda mais com essa escala. O campo era difícil, mas menos entediante do que aqueles do primeiro ano, onde a rusticidade e outros atributos são tão cobrados.

Agora, no terceiro ano, eu vejo a luz um pouco longe, mas eu a vejo! O clima na arma muda completamente, você tem irmãos de arma que seguirão por toda a caminhada militar. Os interesses, na maioria das vezes, assemelham-se e o modo de agir torna-se mais parecido.

Platina do 3º Ano da AMAN

Lembro quando era do primeiro ano que eu observava os afins (cadetes do 3º ano) em seus quartos com camas individuais e armários grandes. Pensava se um dia estaria ali. É engraçado, mas todas as vezes que passo pelo Plantão (primeiro ano de serviço no passadiço) eu me vejo daquele jeito: cinto NA, prancheta na mão, canetas de três cores e modelos (retroprojetor, esferográfica) e muitas vezes suado por ter de cumprir as missões de acordar os mais antigos, apresentar-se ao oficial e etc...

No começo do ano peguei um serviço que é do quarto ano, mas na ausência deles vira obrigação nossa, e eu vi a luz brilhando na minha frente. Era, por assim dizer, um dos cadetes mais antigos da AMAN e tinha de fiscalizar diversas coisas. No primeiro ano eu só via os aspirantes (cadetes do 4º ano) fazerem e também pensava: -Será que um dia eu chegarei lá?

Outra coisas também mudam. A relação entre o oficial e o militar mais antigo é mais tranquila. Não digo isso por eles facilitarem a vida de alguém, mas com a experiência o cadete passa a se portar melhor e, assim, conseguir seus benefícios de formam mais fácil. Existe um jogo de cintura.

E vocês tem alguma dúvida se mudou?

2 comentários:

triguez disse...

Primeiramente Parabéns pelo seu Blog, tenho visitado diariamente embora as postagens tenham ficado escassas. Depois de formar você irá escolher um lugar para servir de acordo com sua classificação, certo? Gostaria de saber se depois da AMAN a vida do militar torna-se um pouco mais "fixa" ou se as mudanças de quartéis serão rotineiras.

Anônimo disse...

eu realmente adoro esse blog, pena que vc "abandonu" ele. Eu entro aqui toda semana para ve se ha noticias ou novidades... Mas nunca mais teve &: