sábado, 14 de agosto de 2010

Os serviços na EsPCEx.

Recebi alguns e-mails sobre os tipos de serviço que ocorrem na EsPCEx e esse post é justamente para isso.

Para quem não sabe, há diversos serviços na EsPCEx e que os alunos realizam. A função principal é instruir o futuro oficial e mostrar o que os seus subalternos passarão, fazendo com que ele saiba o que deve exigir. Outra função dos serviços é manter a Escola segura, limpa e funcionando de maneira organizada.


Plantão

Serviço mais básico da EsPCEx é de plantão. Ele tem como função zelar pelas instalações onde fica "plantado", verificar se alguém passa mal (quando está como Plantão de Alojamento) e realizar a limpeza e manutenção das instalações.

Em cada posto, normalmente, há 3 plantões que se revezam durante todo o dia sem expediente e durante os horários livres quando o dia tem expediente. Cada plantão "fica na hora" por 2 horas direto, sem sentar, comer, beber água, ficar conversando ou disperso.

Cabo de Dia

Sua função é estar atento aos plantões e fiscalizar o cumprimento das ordens. É o responsável por fazer as trocas dos plantões a cada quarto de hora (2 em 2 horas) acordando os militares e verificando se estão aptos a ficarem as 2 horas como plantão.

Normalmente, para o controle das trocas dos plantões há uma relação a ser assinado perto da sala do oficial-de-dia.

Na falta (ou ausência) do Sargento de Dia, ele é o responsável pelas missãos do Sgt Dia.

Sargento de Dia

É o responsável pela companhia na ausência do comandante de cia. Ele é o "chefe" da guarnição de serviço, comandando os plantões e o cabo de dia.

Tem como missão verificar as faltas para o rancho e controlar o efetivo da subunidade, além de apresentar a cia para o comandante e ser o mais antigo entre os alunos da subunidade.

Adjunto

Eles são os auxiliares do oficial de dia e tem como função zelar pela ordem dentro da EsPCEx, cuidando das ordens a serem seguidas, além de ficarem, durante o horário de TFM, em locais específicos para verificarem a conduta dos alunos.

Existem vários tipos de adjuntos (1, 2, 3, Relações Públicas etc) que tem algumas missões específicas.

Auxiliar do Oficial de Dia

É o auxiliar direto do oficial de dia e o auxilia no cumprimento de missões. 

Ele é quem comanda o avançar para o rancho, verifica as faltas tiradas pelos sargentos de dia, faz rondas inopinadas e apresenta o refeitório para os alunos poderem realizar suas refeições. É o aluno mais antigo da EsPCEx.

Sentinela

Faz a segurança externa das instalações. É algo próximo (parecido) dos plantões.

Outras missões:

Permanência

Os permanências servem para ficar em determinado local e zelar por ele. A diferença para os plantões é que não precisam ficar em pé, sem comer ou beber algo. Ficam mais "tranquilos" cumprindo as ordens específicas de manutenção e controle.

Faxineiros

Como o nome já diz, são responsáveis pelas faxinas na unidade, como, por exemplo, nos setores de cama, banheiro e outros locais.

Chefe de Setor

Tem como missão escalar o faxineiro do setor e verificar se há alguma alteração nas instalações, além de verificar e auxiliar a faxina.

Subchefe de Setor

Auxilia o chefe de setor.

Observações

É interessante saber que as pessoa de serviço não podem se ausentar da unidade durante o serviço, sendo obrigatório ficar nas instalações e respeitar os toques de revista.

3 comentários:

Feeh disse...

parabens,seu blog é muito bom,continue postando!
a cada dia mais vc me insentiva a estudar o maximo possivel para entra na espcex!

meu mundo! disse...

como são escolhidos os responsaveis por cada função como por exemplo o sargento do dia? e quanto tempo ele fica no cargo?

Serei Oficial disse...

Felipe,

A escala de serviço é feita pelo sargenteante, que, na EsPCEx, é um sargento. Na AMAN, quem faz é um cadete com a função de Sargenteante.

Os serviços são por 1 dia, inclusive de madrugada e noite.