sábado, 21 de agosto de 2010

É bom ser atleta no Exército?

Ser atleta no Exército eu não posso opinar, mas na AMAN e na EsPCEx é muito interessante, pois há diversos benefícios para essa "classe" de cadetes, além de ter um treinamento totalmente voltado ao esporte com o horário do TFM (treinamento físico militar) direcionado à pratica do desporto.

Para ser atleta, é necessário passar por uma "peneira" realizada todos os anos. Os melhores militares são selecionados parar participarem de treinamento das equipes e, assim, tem a oportunidade de melhorar o desempenho para as futuras seleções.

É importante lembrar que não são apenas os melhores tempos ou aqueles que mais se destacam que integram as equipes. Alguns "piruam" (vão lá dar a cara) para participarem das equipes para, no decorrer dos treinos, mostrarem suas qualidades.

As equipes tem viagens para diversos locais do Brasil, a fim de participar de eventos esportivos e ganhar uma bagagem nas competições, elevando o nível dos competidores da NAVAMAER (competição entre os cadetes da Marinha, Exército e Aeronáutica).

Entre essas viagens, posso citar algumas desse ano:

- Rio de Janeiro (EsEFEx);
- Campinas (EsPCEx);
- Interior de SP;
- SP Capital;

Nessas viagens, como para o RJ, a estada é na famosa EsEFEx (Escola de Educação Física do Exército) à beira da praia e muito bem localizada na cidade, com mordomias de fazer inveja em diversos hotéis cariocas.

EsEFEx na Urca
Tirando esse grande bizu de conhecer novos locais, os atletas não tiram serviço durante os finais de semana e não podem tirar alguns serviços que atrapalhem seus treinos. Quer mais bizu do que esse?

Para quem se interessa, as equipes são:

- Esgrima;
- Orientação;
- Karatê;
- Judô (dizem que sairá da NAVAMAER);
- Pentatlo Militar;
- Esgrima;
- Voleibol;
- Futebol;
- Basquete;
- Atletismo;
- Natação;
- Polo.

6 comentários:

Anônimo disse...

é uma pena que não tem a modalidade de handebol,

hector disse...

por acaso la tem boxe e muay thai
eu sou praticande e gostaria de treinar la

Serei Oficial disse...

Hector,

Existe o GAMAN (Grupo de Artes Marciais das Agulhas Negras) e lá existem esses esportes, mas eles não fazem parte das categorias participantes da NAVAMAER.

Anônimo disse...

Tem xadrez?

Rafael Cintra disse...

É possível participar de mais de uma peneira? Basquete, eu sou praticante até hoje, mas durante um período de dois anos da minha vida fiz parte de uma equipe de polo aquático, que eu acredito que seja a modalidade ali escrita, além disso eu pratico jiu jitsu desde pequeno o que me ajudaria numa peneira de judô.

Serei Oficial disse...

É possível participar de todas as peneiras.