sexta-feira, 2 de julho de 2010

SIEsp - MONTANHA - Dia Seis - Glossário - Brevet


Dia 06 (Sábado)
05:00H – Algo gelado. Quando percebo, alguém estava jogando água em todos para que acordassem e, rapidamente, todos ficam de pé. Partimos para o parque da SIEsp para o último café da instrução.

07:20H – Todos em forma para entrarmos no Pátio Tenente Moura (PTM). A banda à frente, instrutores, monitores e apoio logo atrás e estagiários por último. A canção da montanha é tocada pela banda e prontamente respondida por nós. Vibração total! Enfim, está por acabar.


Vários parentes presentes, namoradas, pais, mães. Palavras do comandante da Academia, palavras de apoio e motivação. Última oração da montanha e, enfim, o fora de forma. MONTANHA!! BRASIL!!



Alguns dias depois...

Todos em forma à frente do Teatro Acadêmico, ordem para entrar em ordem de pelopes (dos 2 turnos) e leitura de alguns dados da instrução especial e a amostra de provas. Provas entegues, assinadas e, de novo, todos em forma fora do Teatro para a leitura dos novos Escaladores Miliares!

Estagiário 02; Estagiário 05; Estagiário 06; e assim todos os que obtiveram êxito são chamados, ficam pé e vibram pela nova conquista na carreira!

Depois de mais uns dias...
Nova formatura no PTM para a brevetação dos militares. Toda a academia presente, além da SIEsp para saudar os novos Escaladores Militares.

Manicaca de Montanha


 MONTANHA!!

Glossário:
SIEsp = Seção de Instrução Especial, é uma seção da AMAN que tem como função realizar atividades de cunho especial que são: Montanha, Selva, Operações Especiais (Fuga e Evasão) e Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Aprestamento individual = formatura para verificação dos ítens que cada estagiário levará para a instrução. É avaliada na SIEsp.

Manicaca = Tipo de brevê de curso que se coloca na manga do fardamento militar.

Encodoamento = conjunto de 2 cabos solteiros, 1 retinida e 2 mosquetões.

Cabo Solteiro =Normalmente de 6 a 8 mm de diâmetro e de cerca de 4 metros de comprimento, serve para todos os fins, sendo empregado, particularmente, na segurança individual.

Retinida = É a corda fina, utilizada para trabalhos auxiliares.

Pelopes = Pelotão de operações especiais

Farofão = farofa com carnes, amendoim e rapadura.

Ascensor = um equipamento que trava na corda caso haja força contrária ao movimento de descida e que desliza na corda em movimentos para subir.

Mangrulho = Imitação em concreto das rochas encontradas nos ambientes de montanha.

Tracionamento de corda = Técnica para deixar uma corda tensa entre dois pontos, afim de realizar determinadas atividades.

8 comentários:

Guto disse...

Li tudo com muita atenção e vibração :D adorei conhecer um pouco mais de como são feitas as SIEsps etc... mt bem feito esse diário da Siesp de montanha, parabéns ai velho, continua nessa q tá lindo teu trabalho, e se Deus quizer passarei por isso pra contar tb :D vlww, e mais uma vez parabéns!

Anônimo disse...

E ai guerreiro? Acabei de entrar no blog e quero dizer que é bom ter alguém daí pra contar as experiências pra quem está aqui fora. Vou só pedir uma opinião, de algo que está me atormentando dia e noite. Eu tenho 16 anos, sou mulher,minha altura é 1,55m (é, bem baixinha!) peso cerca de 56 kg...e quero ir pro ITA. Minha dúvida é: Eu consigo passar do campo? Me dá tua opinião, por favor.

Wesley Pinheiro disse...

Gostaria de saber qual tipo de servico vcs tiram na Aman e na EsPCEx!!
Tipo Plantao !!Auxiliar oficial de dia!!!
E como Funciona????

Carlos Henrique disse...

Cara parábéns pelo Blog.
2011 Vou pra Espcex....
Leio muito, todo dia abro para ver as atualizaçoes.

Antes eu ñ estava conseguindo, comentar.
Parábens...

Sirr Doidão disse...

Mano, muito bom, continue assim sempre!
obs: até então eu não estava conseguindo postar comentários!
abraços!
SUCESSO!

Wesley Pinheiro disse...

Companheiros quem tiver o Excel 2007 ou 2010 baixe esse programa de cronograma com a grade da EsPCEx 2010 que eu fiz , pra mim ta ajudando bastante !!!
Qualquer duvida , comentário ou .... mande um email para pinheirocfc@yahoo.com.br
o link ta ai http://www.easy-share.com/1911259214/GradeEsPCEx.xlsm
Bons estudos , espero ver vcs todos la ano que vem !!!
Postem comentários ai , do que vcs acharam !!!

Login : espcex
Senha: espcex

Anônimo disse...

oi, sou asp of de eng r2.
pô, tô com muita saudades de ser militar. Mas sempre me vem a mente as dificuldades que lá passei. Ví muita coisa errada, como em qualquer instituição do no Brasil (quase todas!!), Bom quero perguntar a você, que é criador desse blog, será que realmente, em 2011 o concurso para a espcex será somente para quem tiver o ensino médio concluído?
entre em contato comigo através do e-mail:
rpetersonramos@bol.com.br
abraço, e parabéns pelo excelente blog !

ST CAETANO disse...

PARABENS PELO BLOG E SHOW, ESTOU COM DUVIDAS MIL, TENSO...FIQUEI COM 7,5 NO EXMA EINTELECTUAL, SPO FALTA A REDAÇÃO SERÁ QUE ESTAREI AÍ CONTIGO EM BREVE?????
BNOA SORTE E CONTINUE A NOS BRINDAR COM ESSE FANTÁSTICO DIÁRIO.
LUCAS