quarta-feira, 23 de junho de 2010

SIEsp - MONTANHA - Dia Dois


Dia 02
04:50 – Aproveitei bastante a noite e consegui dormir e descansar, o que é muito importante nos campos e instruções, e comecei o dia com pensamento positivo de fazer bem as rotas e, nos tempos livres, treinar nós que poderiam cair na prova. O turno foi colocado em forma e os comandantes de pelopes começaram o deslocamento para o Abrigo Rebouças.



05:40 –  Antes de qualquer atividade, houve o hasteamento do Pavilhão Nacional e as instruções sobre as divisões dos pelopes para que os estagiários pudessem realizar as rotas. Foi avisado, claramente, que a partir daquela hora todas as rotas já seriam avaliadas para a obtenção da média da SIEsp e, consequentemente, obtenção da manicaca de MONTANHA.

06:00 – Pela primeira vez na instrução especial, deixaríamos de lado o farofão (que é nada bom) e  foi servida ração R1 (comida quente) como café da manhã. Muito melhor do que se alimentar de farofa e rapadura. O primeiro pelopes seguiu para a linha de servir e, em ordem, todos os outros em fileira por um esperavam por sua vez.

A ração foi muito boa e bastante completa: pão de sal, pão doce, café com leite, ovo cozido, presunto, banana, rosca e biscoito recheado.

06:45H – Em forma para início das rotas.

06:55H – Meu grupamento (dois pelopes juntos) seguiu para a região próxima à estrada que leva ao Abrigo Rebouças. Foi ordenada a feitura da atadura de peito e assento americano.

A rota era muito interessante e sua avaliação era principalmente em relação ao rappel (costas e frente), mas para subir ao ponto de início do rappel era necessário utilizar as técnicas com ascensor, leppar e esforço vertical simples (bastante curto).

O complemento da instrução já iniciou bastante complicado e cansativo: rappel de costas com feridos. Olhando parecia bastante fácil, mas a rota estava suja (buracos, galhos, árvores) e o peso extra de mais um combatente nas costas cansava facilmente e, para cansar ainda mais, devíamos subir rapidamente a pedra utilizando ascensor e leppar.

Terminada a instrução de rappel com feridos, houve outra de oposição de esforços em fissura, que consiste em escalar determinado local sem ascensor, apenas com a técnica de oposição. O bizu é limpar a sola do coturno para gerar mais atrito, observar o erro dos outros e usar a técnica. Essa atividade é interessante, pois consta como pontuação extra que vem a sanar possíveis perdas de pontos em outras rotas na contagem final da nota.

13:00H –  De volta ao Abrigo. Todos ficaram por esperar as ordens dos instrutores para preparação para o almoço que consistiu em arroz, feijão, carne, macarrão, salada, suco, fruta e um doce de sobremesa. Mais uma vez, fui no bizu pago pelos calouros e guardei o doce para a marcha do último dia.

13:40H – Descolamento para outra rota, mas desta vez um pouco mais distante e que teríamos de atravessar o lago próximo ao Abrigo. Há um local em que o pé pode molhar, mas é só passar rápido que não há problema.

A rota seria de fenda (vertical e horizontal), “escada”, chaminé e rapel de frente para desescalar. Como já havíamos realizado o rappel de frente em um paredão muito maior, muitos deduziram que rappel seria menos avaliado nessa rota e o esforço foi muito maior para a fenda, escada e chaminé, sempre usando as técnicas.

Um bizu a ser dado é portar uma escova de sapatos (ou de lavar roupas) pequena para limpar a sola do coturno antes de fazer qualquer rota, afim de que o coturno tenha mais atrito com a pedra, utilizando menos força do estagiário.

19:00H – De volta ao abrigo rebouças para o jantar e arriamento do Pavilhão Nacional, além de esperar a ordem para a volta à Base do Marcão. O Jantar foi bem parecido com o almoço.

21:15H – Chegando à Base do Marcão todos conseguiram observar que os sacos V.O estavam novamente para fora das barracas e os monitores e instrutores dento delas prontos para novas instruções que não valiam nota para a manicaca, que foram divididas em três: nós e amarrações, equipamentos de montanha, encordoamente e manutenção de equipamentos.

23:40H – Turno em forma para a ceia.

Nenhum comentário: