segunda-feira, 12 de abril de 2010

Punido na Academia Militar...

Todo mundo espera sexta-feira, seja para viajar ou simplesmente sair da famosa rotina acadêmica de correria e muito sanhaço. Até a musiquinha existe: "Sextaaaa, seeextaaaa, sempre chegaaaaa". Vale lembrar que nas atividades de campo esse dia é muito esperado, pois normalmente o inimigo morre aquele dia e todos voltam felizes para a ala.



Mas algumas vezes a sexta-feira chega, e sábado e domingo continuam naquele clima feliz da rotina. Nada muda, pois o cadete está punido em uma das diversas siglas da conhecida NAPD (Normas de Aplicação de Punições Disciplinadas), sejam elas:

LS = Licenciamento Suspenso;
ICP = Impedimento ao Conjunto Principal;
IA = Impedimento à Ala;
DET = Detenção;
P = Prisão

O chato do ICP, IA e DET é que dependem do humor os adjuntos-de-dia, cadetes mais antigos que tem como objetivo fiscalizar os punidos e fazerem-nos cumprir as recomendações impostas pelo oficial-de-dia. Esse final de semana, por exemplo, foi algo maravilhoso, pois sábado e domingo houve várias atividades que incentivam o militar.

Para começar, o cadete punido tem de utilizar uma das roupas mais chatas de serem passadas e mantidas no padrão, o famoso 3D1. A camisa é de um tecido que não é algodão e nem plástico, mas algo esquisito entre esses dois e a calça é meio de algodão bem fino e em qualquer "movimento sutil" que se faça já era: calça e camisa amassadas.

Outro ponto ruim da camisa é a capacidade de sujar. Por ser um tecido mais claro, qualquer esbarrada ou suada já eixam a camisa totalmente suja. É paaau!!
Mas, voltando ao assunto da punição, os adjuntos podem executar somente os toques de revista que são previstos na NGA (Normas Gerais de Ação): 9 da manhã e 15h. Pronto, dois toques, revistam-se as roupas, cabelo e barba e tudo fica normal.
Entretanto, nem tudo são flores: há finais de semana que existem 10 revistas, outros passam de 12 e a torração começa com camisa suja e termina em barba grande. O problema disso é que, com essas "torrações" a pessoa já fica punida para o próximo final de semana.
No avançar ao ranho ocorre a mesma coisa: revista de uniforme, documentação e apresentação individual no geral.
Às vezes é até engraçado ver que está no sanhaço. A pessoa dormindo numa boa e, de repente aquele toque de clarim. Correria geral, todo mundo entrando em forma em 5 minutos e pronto para deslocar ao pátio.
E assim segue a vida do punido.
Mas vale a pena ter esses "problemas". A estrela de oficial é o farol e essas "dificuldades" servem para ensinamento.

Um comentário:

Sirr Doidão disse...

Você esteve sumido por uns tempos irmão, mais continue postando, você naão sabe o quanto suas mensagens nos estimulam mais e mais...
vlw por tudo velho!
boa sorte!
Grande Abraços!!!