sábado, 17 de abril de 2010

As patrulhas começaram!

O ritmo está tão louco que nem para atualizar o blog e contar as novidades dá tempo.  Ou é o serviço que está girando muito rápido ou a correria do papiro (estudo) para as provas que não me deixa pensar um pouco sobre outras coisas. Não é brincadeira..


Ocorreu o primeiro concurso de Ordem Unida (OU) um dia desses lá na AMAN. Foi muito diferente do básico, os treinamentos foram quase nulos, já que não somos tão bizonhos como os do primeiro ano e nosso comandante é líder, sem contar que vamos marchando para o parque, diferentemente do básico que sempre íamos correndo iguais a loucos. Até aí tudo bem: sexta-feira, concurso de ordem unida, depois um treinamento físico militar (TFM) e a liberação para o final de semana. Que beleza!!

Mas nem tudo foi assim. Acabamos o concurso de OU e felizes por logo mais termos liberação para o final de semana. Show de bola. Eis que, ao chegarmos a ala (corredor com os apartamentos) ouvimos as seguintes palavras do capitão: Parabéns! Agora, vocês fazem parte da companhia. Somos a X Companhia do 83º Batalhão de Infantaria Motorizado (83 BIMtz). Um olhou para a cara do outro e ficou pensando: "Será que é inopinado?"

E sim! Era o famoso inopinado, exercício no terreno sem aviso prévio que tem como interesse revisar os conteúdos vistos na sala de instrução (banquinho). No caso do segundo ano a matéria mais ensinada é sobre patrulha e suas variações: emboscada, reconhecimento, resgate, destruição e os vários tipos.

Chegamos ao parque e pegamos o material necessário que consiste na mochila, fardo aberto, pois já estávamos com o fuzil (FAL). Logo mais, foi lida a situação geral, que sempre é uma "historinha" hipotética para dar maior realidade às operações e os comandantes de pelotão separaram seus cadetes para o início do planejamento e os cadetes mais antigos foram juntos para poderem ajudar na patrulha.

Aquilo que foi ensinado no banquinho começou a aparecer e a ajudar no entendimento. E, quando menos esperado, já havia passado das 16 horas. Ordem à patrulha, ensaios e tudo pronto para o começar a operação.

Deu para perceber que aquilo que ocorre nos filmes não é muito idêntico ao que passa na vida real. Nos filmes, é só falar cinco minutos com os soldados e, assim, todos já estão prontos para agir. Já na vida real, tem mais de 5 horas (MUITO MAIS) só para planejamento de tudo que ocorrerá. Tem ordem preparatória, ajustes, ordem à patrulha, distribuição de armamento e munição, ensaios, ensaios, ensaios.

E o deslocamento começou, com o homem-carta deslocando toda a patrulha para o ponto onde iríamos nos agrupar para ocupar as posições necessárias. Deslocamento de quatro km com duas pessoas é bem tranqüilo, mas com quarenta e duas pessoas complica muito, pois existem charcos (regiões alagadas), estradas (ponto crítico) e as famosas cercas que atrapalham toda a progressão, pois tem de tirar a mochila, passar por baixo do arame, rastejar e, normalmente, só dá para passar homem a homem.

Outra coisa que atrapalha o deslocamento é o peso a ser levado das MAG, AT4 (conhecido como AT concret, pois é cheio de concreto) rádio 110, que pesa dez kilos, e toda a munição necessário, que é bem pesada. Aí já viu, com peso nas costas e a marcha demora mais.

Chegamos à área a ser ocupada. Tomamos o dispositivo já visto nos ensaios e os grupos foram separados para efetuar a missão. Fiquei no grupo de segurança, que não participa da ação principal. Fiquei esperando o apito para tentar ver a ação, mas só consegui ouvir o lindo barulho das MAG cantando. De repente, diversos tiros de FAL. E "buuuuuuuuuuuumm" dez gramas de petardo (TNT) detonados. Correria geral, mochila nas costas de novo e deslocamento de volta no "hope", ou seja, passo rápido.

E a volta foi bem mais tranqüila, pois já havia quebrado o "silêncio" e o importante era evacuação da área, mas o grande problema foi que houve erros na execução da patrulha e, como conseqüência, alguns "morreram", ou seja, ficam proibidos de se deslocarem com o material e o militar e seu material tem de ser carregados pelos outros. Ainda tinha um cunhete com "material importante" para ser levado à base.

Chegando ao 83 BIMtz, que na verdade é o parque do Curso Avançado, fizemos os procedimentos de segurança e foi dada a ordem para manutenção dos equipamentos para poderem ser devolvidos à reserva de armamento e material. Olhei rápido para o relógio e vi que já eram 2:40. Houve uma rápida formatura e, de novo, manutenção dos armamentos.

O sol nasceu e a manutenção seguia. Quando deu quase 7:20 de sábado fomos todos liberados para voltar à ala para dormir.

Fé na missão!!

3 comentários:

jadson disse...

muito show, parabéns pelas postagens! ;D

Sirr Doidão disse...

manooooooooooooo...
muito bom, bom mesmo!!!
continue postando velho, isso é muito loko, e se Deus quiser, ano que vem estou na EspCex, no começo dessa "Linda e Desafiosa" batalha...
Amém!
Abraços,continue assim...

Diego Amaro disse...

Excelente!! Me fez lembrar o meu Avançado .. em 2006 !!!