segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mudanças na EsPCEx e AMAN

Na formatura matinal de hoje, dia 26 de abril de 2010, o Cel Milton Sils, comandante do Corpo de Cadetes, informou que há grandes possibilidades de mudanças no sistema de formação do oficial do Exército Brasileiro. Os militares responsáveis por esses estudos sobre as modificações estão concentrados no Rio de Janeiro para analisarem se será valida ou não a modificação.


O estudo está na mudança da função da EsPCEx, que passaria a ser obrigatória a formação no ensino médio para realizar o concurso de admissão, diferentemente de hoje, que o candidato precisa apenas do segundo ano do Ensino Médio. Essas mudanças seriam necessárias, pois as matérias da Escola Preparatória serão as que hoje existem no Curso Básico (1º ano) da AMAN, além das instruções militares que serão repassadas já na EsPCEx.

Na AMAN, as modificações seriam totais. O cadete faria o que hoje existe no Curso Avançado já no primeiro ano e, no início do segundo ano, haveria a escolha das armas, quadro e serviço. No segundo ano e terceiro seriam já nas armas, quadro e serviço e, no final do 3º ano, os cadetes seriam declarados aspirantes-a-oficial, mas teriam de permanecer no quarto ano como aspirante.

No último ano de formação, os aspirantes permaneceriam na AMAN para serem avaliados e para realizarem atividades interessantes, tais como adestramento na tropa, estágios, cursos e demais atividades que forem julgadas necessárias.

Mas isso não está confirmado, são apenas hipóteses que circulam no ambiente militar.

12 comentários:

Sirr Doidão disse...

Na minha opnião,seria até bom, pois nos tornariamos aspirantes-a-oficial mais cedo...sei lá, "na minha opnião"!!!
Abraços...

Anônimo disse...

"O estudo está na mudança da função da EsPCEx, que passaria a ser obrigatória a formação no ensino médio para realizar o concurso de admissão, diferentemente de hoje, que o candidato precisa apenas do segundo ano do Ensino Médio"


Mais tempo pra decidir. Acredite, isso fará diferença para os que ainda estão indecisos. Além disso, o aluno entrará mais velho na escola, acho vantajoso.

Anônimo disse...

Poderiam diminuir o processo em um ano.
Economia aos cofres publicos.

Anônimo disse...

Não gostei, pois assim muita gente que ia fazer a prova, pagou cursinho e tudo, ai chega na hora muda...

Rener Junior disse...

lol doidera

Alex disse...

mudanças boas, porem a obrigatoriedade da formação de ensino medio vai complicar pra muitos, muitos tem dificuldades em pelo menos uma materia e muitos reprovão pelo menos uma vez na vida, então isso iria diminuir ainda mais as chances de um candidato. Ja as mudanças na EsPCEx e AMAN serião boas, com um ensino avançado mais cedo não levaria a seria mudança mais no final assim iniciando e finalizando com um bom aprendizado.

Anônimo disse...

nossa se tive essa mudança na espcex vai se péssimo pra mim,eu que ja acabei o 3° e to me dedicando só a especex.....se for obrigatório cursa os 3 anos de novo nao sei o que eu vo faze da vida =/

Asp. Sérgio Almeida disse...

Anônimo aqui interpretou bem o texto... /\

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Mikael disse...

Gostaria de tirar algumas dúvidas, eu sou aluno do IF-sertão-PE e estou cursando o 3° ano, e queria saber se ainda há a possibilidade de ingressar na ESPCEX ou em outra escola Preparatório, na ESPCEX, é necessario está cursando o 2° ano, mas no meu caso, ela já estaria descartada?
Aí colega... por favor, gostaria que mim ajudasse nessas dúvidas.
Qualquer coisa, meu Email é: bruno.su.d@hotmail.com
Obrigado.

Anônimo disse...

toda mudança que seja para melhor é bom. O único impasse em relação a ESPECEX é que aumentaria a quantidades de assuntos na prova de seleção; já que o candidato seria avaliado com o ensino médio completo; assuntos mais complicados que só existem no 3º ano provavelmente seriam cobrados pela organização do concurso

Unknown disse...

e ai pessoal
no site do pci tem o edital da AMAN de 2005, eu penso q se mudar a prova da espcex vai ficar com a cara desse edital.
e materia pra burro
inclusive fisica moderna, ingles, etc.
outra coisa e q as materias ,neste edital, tem peso diferenciado.