segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A adaptação começou!

Esses dias encontrei com a mãe de um amigo que passou na prova da EsPCEx. Ela estava meio desesperada, não sabia como falar com ele, nem o que estava ocorrendo lá na Prep. Ficou com medo. Filho único, fora de casa (pela primeira vez) e em uma cidade totalmente desconhecida.

Pelo que me falava, ele ainda não havia ligado para contar como estava a rotina lá dentro e, ela em desespero, reclamava, já que havia passado 4 dias e nada de notícias. Ela tentava falar com a mãe de amigos em comum, que estão junto com ele na Escola, mas todas pensavam a mesmas besteiras e, em vez de ajudar, acabam por atrapalhar.

Mas o que esperar?

Acredito que as famílias devem se acalmar e evitar entrar em pânico. Está certo que a mudança é radical, ainda mais quando se trata de filho único, mas lá na EsPCEx (assim como na AMAN) há todo o apoio necessário para os militares. Existem as áreas médicas, apoio psicológico, alimentação e segurança. Com isso, não é necessário ficar desesperado.

Muitas vezes, os candidatos e alunos não ligam para casa pela simples escolha de descansar (dormir) e fazer as atividades que são necessárias. Tem de escolher: ou fazem as suas obrigações ou se preocupam em ligar para casa e, nesse caso, preocupar-se com a vida em casa é mais um problema que acabará atrapalhando a adaptação àquele ambiente totalmente diferenciado.

Mas, um pouco de respeito com as famílias é importante. Quem está lá dentro deve tentar dar uma ligada rápida para casa ou mandar uma mensagem sms só para avisar que está cansado, mas tudo corre bem. Não é necessário ficar ligando todos os dias, como eu via várias pessoas fazerem, mas ligar uma vez ou outra é saudável.

Quanto às famílias, evitem pressionar os filhos para terem informações e para saberem como os filhos estão. Fiquem tranquilas, pois caso ocorra qualquer problema, a família será avisada pela Escola (ou pela Academia) e tudo será feito para solucionar esse problema.

E logo estão juntos, mesmo que por pouquíssimo tempo. Aproveitem para matar a saudade. Curtam a família, a namorada.

8 comentários:

Matheus F. Figueira disse...

Parabéns pelo blog!!
esse ano vou fazer cursinho no elite pra EsPCex!
Vou dar o meu melhor, papirar como nunca =D!
e se Deus quiser em 2011 estarei lá.

Será um sonho realizado!

Abraços e não nos abandone, o seu blog é importantíssimo pra quem, assim como eu, deseja ingressar na prep e está carente de informações sobre a vida de um aluno/cadete.

Obrigado!
Fique com Deus.

Unknown disse...

Interessante eu ñ sabia dessa, mas enfim.

eu queria saber, o que vc acha sobre cursinho
preparatório pra espcex? se ajuda ,atrapalha, se é importante?



só mais uma perguntar.

Como eu devo estudar no cursinho? so revisar as materias passadas no cursinho ou se aprofunda mais no assunto e buscar aprender sozinho outros temas?

abraço.

aguardo sua resposta.

Anônimo disse...

Cara parabéns pelo Blog, está me dando maior animo para entrar no EB.
Abraço

Sirr Doidão disse...

Cara, parabéns pelo seu Blog, ele está nos ajudando muito.
Eu queria pedir á você,que se possível, abrir um "ála"(espaço)destinado á tirar dúvidas, e até mesmo para que nós podemos nos auto-ajudarmos.
Vou deixar meu e-mail aqui para que se possível os "blogueiros" me adicionem, para que possamos tirar dúvidas, trocar idéias á respeito dos nossos métodos de estudos,etc..

Meu msn:fernando_nicola@hotmail.com

Atenção dono do blog,me adicione também no seu msn ou me se possível me mande seu e-mail por favor, se não puder postar e-mail nesse espaço, tome a providência cabível á você, deletando a msg..
Muito Grato.
Atenciosamente Fernando Andrade Nicola Ribeiro

Serei Oficial disse...

Pessoal,

Farei um espaço destinado à retirada de dúvidas e materiais de estudos para que possam auxiliar todos. Já consegui o patrocínio e logo estará no ar, assim todos poderão se ajudar.

Para aqueles que desejam mandar sugestões para novas postagens, sugiro que mandem um e-mail para o seguinte endereço: sereioficial@gmail.com

Abraços

João disse...

Candidato, será que um site como http://www.formspring.me não ajudaria ???

Esse site permitiria que os leitores fizessem perguntas de forma mais organizada, acredito eu. Exemplos de contas no formspring:

http://www.formspring.me/governosp
http://www.formspring.me/elcio

Serei Oficial disse...

João,

Eu já possuo uma conta em hospedagem paga com bom tráfedo até o domínio já foi registrado.

Só estou arrumando o banco de dados para o fórum rodar numa boa. Sei que é difícil esperar por isso, mas eu estou igual a um louco para tentar organizar isso direito.

Eu visitei esses foruns grátis, mas eles são muito instáveis e há constantes perdas de material pro falta de back-up.

Neilor Faria de Moraes disse...

Me perdi no seu Blog, comecei a ler e não parei mais. Mega bom cara! e espero que sempre que der você continue postando!
Para todos como eu que querem ingressar na EsPCEx está Blog está sendo de grande Ajuda em nossas dúvidas e até curiosidades!