segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O que é TAF?

Para quem passa por perto de quartéis e escolas de formação, é normal verificar militares correndo, fazendo barras ou simplesmente se exercitando com seus uniformes de educação física, mas enganam-se aqueles que acham que isso é uma educação física. Na verdade, o militar realiza treinamento físico militar (TFM) que consiste em exercícios que darão ao guerreiro as capacidades necessárias para atuar em ambientes militares.

Na AMAN, as atividades físicas para os "não-atletas", que são mais conhecidos como barriga branca, são corrida, natação, pista de treinamento de circuito (PTC) e ginástica básica que são uma série de repetições ao ar livre (flexão, sugado, meio-sugado, tesoura...).

Dentro dessa mentalidade de exercícios, há necessidade de medir os parâmetros para que esse militar tenha condições mínimas de operar em ambientes hostis. Para isso, foi criado um sistema de avaliação dos militar, denominado TAF (Teste de Aptidão Física) que na AMAN e EsPCEx é considerado uma prova, tal como qualquer outra e serve para reprovação e, logicamente, classificação.

Todos militares devem se submeter a esses testes realizados em determinados períodos. Houve um período de testes em que cada matéria da parte física do TAF seria uma matéria, não vinculada às outras: natação, corrida, neuromuscular (abdominal, barra ou flexão de braco); mas em outras turmas é feita a média entre as atividades e dada a nota final. Resumindo: em algumas turmas são 3 provas separadas e e, em outras, 1 prova média.

Por isso, a grade horária do TFM é tão grande nas escolas de formação. Na aman, começa por volta de 15:30 e termina às 17:30 o que dá 2 horários de instrução, mas é normal passar desse tempo e ir até próximo do jantar, já que a grande maioria toma gosto pelo esporte e faz outras atividades complementares: PTC, volei, futebol, tênis...

O TAF é diferente para cada ano, com índices diferenciados e até atividades diferentes. No primeiro ano as provas são:

1º Semestre
- Corrida 3.000m;
- Natação livre 50m;
- Abdominal.

2º Semestre
- Corrida 3.000m;
- Natação livre 100m;
- Barra fixa.

Já no segundo ano:

1º Semestre
- Corrida 400m;
- Subida em corda;
- Natação 150m;

2º Semestre
- Corrida 4000m;
- Flexão de brao;
- Natação 200m.

Não me lembro dos íncides, mas os que o pessoal costuma ter mais dificuldade são a natação 200m e corrida 400m. Lembro que o grau máximo dos 400m é de 57 segundos e o mínimo passa pra 1:07 (um minuto e 7 segundos).

Quem quiser se preparar fisicamente, recomendo a leitura do C 20-20 que tem no site da EsEFEx (Escola de Educação Física do Exército).

C20-20: http://www.esefex.ensino.eb.br/C%2020-20/PDF/C%2020-20.pdf
Diretrizes do TAF (isso é mais na tropa e não na AMAN e EsPCEx):
http://www.taf.ensino.eb.br/Videos%20e%20doc%20TAF/Diretriz%20para%20TFM.pdf

Nenhum comentário: