quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

E no final de semana?

O militar (cadete ou aluno) durante a sua formação tem como modo de vida o semi-internato, ou seja, ele é obrigado a permanecer nas instalações do centro de formação (AMAN ou EsPCEx) e a dormir no alojamento para isso destinado.

Mas, nos finais de semana e feriados, há liberações para que esses militares possam retornar às suas casa ou simplesmente sair para a cidade e curtir um pouco da excelente vida paisana com tudo aquilo que há de bom: cinema, bar, festas, clubes... SACA.

Mas, para os menores de idade, por motivo de lei, há a obrigação de eles voltarem para as instalações e se apresentarem ao militar responsável antes de uma hora estabelecida e pernoitar no alojamento. Sim, isso é um saco para quem é menor de idade, já que restringe a maioria das sacas e coisas boas que o "mundo de fora" pode oferecer.

Já aqueles que não são menores de idade, estão liberados para voltarem, durante o final de semana, a hora que decidirem. Querem passar o dia na rua, ir pra boate, emendar com o café da padaria e voltar às nove da manhã? Está autorizado! Qual o motivo de não estar? É maior de idade, é independente e a lei o protege.

Mas, nem tudo é tão bom assim. Há serviços durante os finais de semana, além das famosas punições que restringem a saca liberdade daqueles que não conseguiram se portar de maneira adequada durante os dias de semana. A besteira de deixar um mancha na cama pode tirar o final de semana, assim como esquecer de cortar o cabelo ou  fazer a barba mal feita, além dos outros pequenos erros.

Já o serviço funciona com uma escala específica para o final de semana. Há a rotatividade e, azar militar, um dia você cai nesse presente do Exército no serviço. Puts, ficar nas instalações e tirando serviço (acordando cedo, respondendo a toques, indo para o rancho) como se fosse um dia normal, mas um pouco mais chato, já que é o dia todo sem descanso com o seu "quarto de hora" ou procurando sanar os problemas existentes.

Os atletas podem escapar dessa escala. Na EsPCEx não há diferença de serviço para o atleta e o não-atleta (barriga branca). Lá, todos são iguais e tiram o mesmo serviço, mas na AMAN os atletas tem esse benefício: não participam da escala de serviço de feriados e finais de semana.

Bizu, também, é se juntar com algum amigo que more perto e ir se hospedar na casa dele durante essas folgas. Sabe a cidade do Rio de Janeiro? Ali na Barra? Então, seu canga pode morar lá e você passar uns dias para relaxar a cabeça e o corpo não fazem mal, já que a viagem é barata, lugar é novo e há novas experiências.

E se você é quem mora perto, chame seus amigos para sua casa. Mostre a sua cidade e os tire de lá para o descanso. Verá que, no final do ano, esses que moram longe (na maioria nordestinos) terão o maior prazer em te levar pra Fortaleza, Recife, Maceió e mostrar aquelas praias com águas mornas e mulherada de bikini. Ruim, hem?

Para poder viajar, além de  não estar de serviço e não estar punido deve providenciar a documentação: guia de licença e nome na lista de viagem. Guia assinada pelo comandante de companhia? Nome na lista? Pronto! Só pegar as malas e verificar o dia da volta. Ao chegar é só assinar a relação de viagem  indicando a hora de chegada e, tudo ao normal na segunda-feira: vida militar!

Mas ainda ficam as dúvidas: praia ou cachoeira? Rio ou São Paulo? Angra? Paraty?

3 comentários:

Afrânio disse...

massa...
Campinas que me aguarde.
:D
proximo ano estarei lá.

Anônimo disse...

Eu queria saber se na adaptação os alunos podem sair..

pedro luiz disse...

ola, queria saber se menor de idade pode viajar final de semana! obrigado!