sábado, 23 de janeiro de 2010

Já fiz o 3º do Ensino Médio. Tenho de fazer na EsPCEx de novo?

 A EsPCEx tem como objetivos preparar os alunos para o ingresso na vida militar e formá-los no 3º ano do ensino médio. Para isso, várias atividades escolares são realizadas na Escola, com a ocorrência de aulas durante toda a parte da manhã e um parte da tarde.

As aulas são orientadas por professores com formação acadêmica e, na maioria das vezes, sendo "militares-professores" e militares formados na AMAN, mas que retornam a EsPCEx como professores de várias matérias. As aulas compreendem: português, matemática, física, química, SAP (sociologia, antropologia e política), biologia, história, geografia e desenho.

As maiores dificuldades percebidas na Escola são a falta de base escolar com deficiências em matérias iniciais e que são necessárias para entender a continuidade dos estudos. Alguns alunos conseguem passar em matéria como química, mas pouco sabem sobre a matéria e, apenas, lembram um pouco sobre o que caiu no concurso, pois decoraram e não aprenderam. Isso é culpa, principalmente, do ensino que no Brasil não é muito forte e tem muitas diferenças em cada região brasileira.

Por isso, as matérias passadas na EsPCEx tentam ensinar um pouco a base e focar nas matérias que importam para o 3º ano. Outra matéria que muitas pessoas tem dificuldades é português, pois as provas consistem em, somente, redação. Mas, esse problema já é perceptível no concurso, observando-se a grande quantidade de pessoas que não passam na prova de redação.

E, sem sombra de dúvidas, a matéria mais difícil é desenho. Qual escola no Brasil, além dos Colégios Militares (CM), ainda tem essa matéria no curriculum escolar? Quase nenhuma! Os que não são de CM e sabem a matéria vem dos CEFET ou outras escolas técnicas que é obrigatória essa matéria. Os que não sabem tem que aprender a mexer com compasso, esquadro, réguas e, principalmente, noção de espaço. A matéria é muito difícil e, como é normal deixar pra estudar na última hora, as vezes não dá tempo e o segundo semestre se torna mais difícil, pois tem muito mais matéria (mais "chata") e ainda tem de recuperar a nota ruim do primeiro semestre.

Já os livros, uma parte deles é doado/emprestado pela EsPCEx para os alunos. História e SAP são ensinados com apostilas emprestadas pela Escola. Biologia e Português são emprestados livros cedidos pelo MEC;  matemática, química, física, desenho e geografia são livros comprados pelos alunos e o bizu é comprar dos que já fizeram a EsPCEx , pois sai muito mais barato ou comprar em sebos.

Mas, "eu já fiz o 3º ano, tenho de fazer de novo?". Sim, é obrigatório fazer todas as aulas e as provas para poder seguir para a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e lograr as notas de 50% nas matérias. É bom saber que os dez alunos que mais se destacam nos estudos durante o ano recebem prêmios em dinheiro, viagens e outros ítens que patrocinadores oferecem para serem doados (o 1º colocado ganhou notebook, câmera digital, R$2.000, espada samurai e uma série de presentes.

Portanto, todos que já tem o 3º ano concluído terão de refazê-lo!

5 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde,
Camarada eu venho acompanhando seu blog desde o início do ano, e já li todas as postagens e as considero muito importantes, princinpalmente para alguém que deseja ingressar na EsPeCEx(meu caso.
E eu tenho algumas dúvidas nas quais o camarada poderia solucionar facilmente se assim possível, são elas:

- Eu sei que vc já tem um post sobre esse tema, mas eu queria saber exatemente, volto a dizer se possível, como é a vida de um aluno que não sabe nadar [b]nada[/b] dentro da escola.

- Qual arma vc escolheu? Porque?

- Se eu realmente estudar com grande determinação e vigor através daqueles livros que vc disponibilizou numa das suas postagens anteriores, eu terei alguma chance de passar? Vc realmente recomenda aqueles livros?

Curiosidades:

* Até que número na colocação geral costumam entrar na EsPeCEx?
* Muitos desistiram da sua turma?
* Vc achou a prova difícil?
* Quais métodos de estudo vc utilizou para alcançar a aprovação? EX: horas de estudos por dia, se fez ou não cursinho, se fez, qual, etc...

Ass: Jorge Lima

Eu ficaria muito grato se vc pudesse responder minhas duvidas, pois para mim seria de grande utilidade.
Favor responder por e-mail ou numa postagem(fica a seu critério)endereço: jorge.macena@hotmail.com, ficarei esperando a resposta ansiosamente.

Um abração e parabéns por esse blog
E com fé em Deus posso dizer Serei Oficial

Rener Junior disse...

lol, muito bom saber que ganha premios
mas na materia de desenho, quem desenha bem pode ter mais facilidade?

Serei Oficial disse...

O desenho é geométrico.

Épura, diedros, projeções em diedros...

Serei Oficial disse...

Jorge, farei um post com algumas dúvidas suas e quanto aos livros, pode ter certeza que esse é o bizu!

Anônimo disse...

Valew pela atenção.

Ass: Jorge