quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Não sei nadar. E agora?

A sunga do NN nunca seca!

Essa frase era bem normal lá na EsPCEx. Professores falavam, instrutores também e, principalmente, os não-nadadores (NN) ficavam com essas palavras na ponta da língua o tempo todo.

Nos primeiros dias como aluno, já depois da adaptação, todos são obrigados a realizarem provas para que sejam selecionados os atletas e aqueles que possuem dificuldades em corrida, natação e barra/flexão. São medidos também a quantidade de gordura no corpo, peso e altura. Todas essas medidas tem como função auxiliar os instrutores de treinamento físico militar (TFM) para que possam fazer os planos de exercícios adequados àquela turma.

Uma das provas mais temidas é o teste de natação livre. O teste consiste em atravessar uma piscina de 50m sem tocar nas bordas, nas raias (boias) ou utilizar o fundo da piscina para impulsão. Logicamente os instrutores já separam antecipadamente aqueles que já sabem da sua dificuldade para que nadem mais próximo a borda, a fim de que não se afoguem.

O nado é livre, então pode-se nadar da melhor forma que desejar: craw, peito, borboleta, cachorrinho, "rio" e por aí vai. Entretanto, o mais indicado é o nado craw, pois é o mais rápido e, no dia da prova de TFM, as notas serão dadas em relação ao tempo.

Saem NN não só aqueles que nadam estilo prego não sabem nadar, mas todos que possuem dificuldade (nadam totalmente errado) ou tempo muito ruim. O tempo varia para cada turma, mas se o aluno fizer acima de um minuto já pode se preparar para as "aulinhas" de natação.

OK, não sei nadar e (provavelmente) serei NN. E agora?

Agora só resta treinar, treinar e treinar.

Os treinos costumam ocorrer no horário antes do almoço e logo após as aulas da manhã. Na rotina da EsPCEx há aulas durante a manhã e, por volta de 12:15H ocorre o almoço, tendo um tempo livre de 45 minutos (até às 13:00H) para que sejam tomadas algumas medidas pessoais. Já os NN saem voando correndo da aula, que acaba 11:50H, e vão para a piscina. Trocam de roupa no vestiário e já caem para se afogar treinar natação até umas 12:25H, quando acabam os treinos, e devem voar para poderem almoçar.

Aquele tempo livre dos alunos são se aplica aos não nadadores, pois esse período todo é para os treinos e almoço.

Esses treinamentos dão muito resultado àqueles que utilizam seus horários livres para nadar. Há vários casos de pessoas que chegaram morrendo de medo de piscina e que mal conseguiam entrar na água, mas, depois de um certo tempo, conseguiram aprender a nadar e obtiveram notas nas provas de natação. Mas, alguns que tem preguiça ou muita dificuldade, podem até levar esse problema para a AMAN e continuar a ser NN na Academia.

Então, o grande bizu para quem não sabe nadar é procurar um clube perto de casa antes de entrar na EsPCEx e aprender o básico. Em grandes cidades existem os SESC com mensalidade bastante acessível e mesmo que seja um pouco mais caro em outros clubes, vale a pena aprender um pouco em sua cidade para não passar tanto sufoco na EsPCEx.

6 comentários:

João disse...

Como sempre mais um ótimo post.

Acredito que nessa altura do campeonato você já deve estar quase voltando pra AMAN, então boa sorte nesse novo ano de Academia.

Anônimo disse...

Realmente um ótimo post.

Ass: Jorge

Rener Junior disse...

muito bom o post
eu sou um NN e vou começar a treinar para quando eu entrar no EsPCEx não ser um NN

Unknown disse...

cara essa postagem ta muito boa assim como todas,eu lir todas. mas você poderia da
algumas em relação as estudos para passar na prova da espcex, exemplo:
como estudar, horarios de estudo, a maneira certa de fazer a prova da spx e mais importante como vc se preparou.
eu sou de escola publica e encontro bastante dificuldade nos estudos.
obrigado!

aguardo sua postagem.

Serei Oficial disse...

Paulo,

Obrigado pela sugestão. Tentarei, nas próximas postagens, falar sobre uma boa maneira de papirar.

OK?

Selva!

Anônimo disse...

é cara e pensar que tem gente que desiste do seu sonho por que não sabe nadar, acredito que aqueles que realmente tenham força de vontade consigam superar. Parabéns pelo blog, ja leio a muito tempo e gosto muito, e continue em frente guerreiro.