sábado, 10 de novembro de 2007

Exame Físico

Depois de meses de estudo e sedentarismo, há a necessidade do candidato mexer-se para melhorar a parte física e passar no exame. Não precisa ser Rambo ou um super atleta para fazer o tempo e a quantidade de exercícios mínimos.

No Edital, há toda a explicação sobre a prova, mas as dúvidas, sempre, aparecem, principalmente, devido à ansiedade e ao medo. Elementos normais quando um sonho está em jogo!


1 - Adbominal


"O candidato deverá tomar a posição deitado em decúbito dorsal, joelhos flexionados, pés apoiados no solo, calcanhares próximos aos glúteos, braços cruzados sobre o peito, de forma que as mãos encostem no ombro oposto (mão esquerda no ombro direito e vice-e-versa).
O avaliador deverá se colocar ao lado do avaliado, posicionando os dedos de sua mão espalmada, perpendicularmente, sob o tronco do mesmo a uma distância de quatro dedos de sua axila, tangenciando o limite inferior da escápula (omoplata). Esta posição deverá ser mantida durante toda a realização do exercício."





Observação:
" o avaliado não poderá obter impulso com os braços afastando-os do tronco e, nem tampouco, retirar os quadris do solo, durante a execução do exercício. "
Índice mínimo:
30 - Trinta repetições.


2 - Flexão de braços em barra (sem limite de tempo)

"- Posição Inicial: o candidato, sob a barra horizontam fixa, deverá empunhá-la com a pegada em pronação (palma da mão para frente), com o polegar envolvendo-a. As mãos deverão permanecer com um afastamento entre si correspondente à largura dos ombros e o corpo deverá estar estático; braços totalmente estendidos; corpo suspenso sem que os pés estejam apoiados no solo ou nas traves de sustentação da barra."

"-Execução: Após a ordem de iniciar, o candidato deverá executar uma flexão dos braços na barra até que o queixo ultrapasse completamente a barra (estando a cabeça na posição natural, sem hiperextensão do pescoço) e, imediatamente, descer o tronco até que os cotovelos fiquem completamente estendidos (respeitando as limitações articulares individuais), quando será completada uma repetição; prosseguirá executando repetições do exercício sem interrupção do movimento; o corpo do executante não poderá, em nenhum momento, tocar o solo ou os suportes da barra."




Observações:

"O ritmo das flexões de braços na barra é opção do militar, e sem limite de tempo."
"
Não poderá haver nenhum tipo de impulso, nem balanço das pernas para auxiliar o movimento. "
Índice mínimo:
Duas barras.
3 - Corrida de 12 minutos

"Na posição inicial de pé, o candidato deverá correr ou andar a distância máxima que conseguir, no tempo de 12 minutos, podendo podendo interromper ou modificar seu ritmo."
"É permitido ao candidato o uso de qualquer tipo de tênis e a retirada da camiseta."

Índice mínimo:
1900m - Um mil e novecentos metros.
Fonte: http://www.espcex.ensino.eb.br/ ; http://www.taf.ensino.eb.br/

Um comentário:

Rener Junior disse...

esta pagina tem que ser atualizada
agora o exame fisico é:

corrida de 12 minutos: 2100 m (dois mil e cem metros)
flexão de braço - no solo (sem limite de tempo): 15
abdominal supra (no tempo maximo de 5 minutos): 30
flexão de braço em barra (sem limite de tempo): 3