quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Corrida de 12 minutos.

Para aqueles que, ainda, não se acostumaram com a corrida ou que não gostam é muito chato ter de ficar correndo igual a um louco, principalmente se for em esteira de academia, na qual a pessoa fica se movimentando e nada da paisagem mudar, a não ser quando passam aquelas maravilhas que malham e vão com calças super apertadas...

Muitas pessoas têm dificuldade em saber como devem proceder à atividade para obter melhores desempenhos. Logicamente, o mais correto seria uma consultoria com um professor de Educação Física, médicos (principalmente os especializados em Medicina do Esporte) e um acompanhamento profissional ("personal" ou técnico de atletismo), mas quase ninguém possui o dinheiro para gastar com isso tudo.

Mas, a falta do acompanhamento não é desculpa para evitar o treino para o Exame Físico da EsPCEx. Primeiramente, você usa um tênis adequado às suas necessidades? Se está em dúvida, o melhor a fazer é pesquisar qual é o seu tipo de pisada para, depois, poder comprar algum. Em determinadas lojas, há aparelhos que oferecem resultados sobre isso. Grande parte dos corredores têm preferência por tênis da Mizuno e da Asics, por serem leves e desenvolvidos, especialmente, objetivando o atletismo.

Após decidir-se sobre o calçado mais ideal, uma elaboração de treinamento é necessária. No edital do concurso, há a especificação da corrida: 1900 metros em 12 minutos. Para aqueles que nunca correram, o mais adequado é iniciar o treinamento intercalando corrida e caminhada para pegar o "ritmo" e condicionar-se ao mais difícil: a respiração correta.

Depois de passar pelo estágio primário, procure algum local em que haja a marcação de distância e passe a tentar baixá-la constantemente. Não é necessário ser um maratonista, mas, se for possível, corra mais que 1,9km para ter o condicionamento que será exigido pelos instrutores após o Exame Físico. Alguns alunos da EsPCEx afirmam que o mais exigido é a corrida, então, melhor ficar preparado para a semana de adaptação.

Tente evitar o exercício, demasiadamente, no asfalto ou no cimento. Dê preferência à areia, grama e campos de atletismo (emborrachados), pois diminuem o impacto sofrido durante a atividade física e, conseqüentemente, as lesões.

Para quem já corre e deseja melhorar, ainda mais, o tempo existe uma conta a ser feita para potencializar o treinamento: Cálculo dos Limiares. Ele consiste em mostrar ao atleta a faixa de batimentos cardíacos mais adequada. Para isso, é necessário um equipamento (freqüencímetro) que mede os batimentos. ATENÇÃO: Esse cálculo é baseado em uma média, há desvios e o melhor é um teste feito por um médico.

(220 - idade)*0,8 +15 = Máximo
(220 - idade)*0,7 +15 = Mínimo

Exemplo:
[220 - idade (18)]*0,8 + 15 = 176,6
[220 - idade(18)]*0,7 +15 = 156,4

Hidatração, também, é de fundamental importância associada à alimentação saudável e regular. Não é preciso deixar o chopp do sábado nem aquelas fritas, mas, ao menos, evitá-las, trocando-as por frutas e verduras.

4 comentários:

Cláudio disse...

No último edital para os correios, li que seria preciso correr no mínimo 2.200 metros em 12 minutos para ser aprovado na parte de corrida. Acho puxado, pois é pior, comparando com os concursos para as forças armadas. Seria preciso rever esse tipo de coisa...

Anônimo disse...

Verdade... eu começei a treinar a corrida e o meu máximo até agora foi de 2km em 12 minutos. To ficando puto porque não to conseguindo aumentar a distancia. Não sei se é porque não estou preparado fisicamente ou porque é dificil mesmo.

Anônimo disse...

Eu to preocupado mesmo com a corrida porque eu estou conseguindo fazer só 2km em 12 minutos e não to conseguindo aumentar essa distancia.

dione disse...

Rever o quê? Uma maneira de pessoas despreparadas passarem com mais facilidade? "Sorte é quando preparação encontra oportunidade". Se as pessoas querem coisas que não precisam de preparação física deveriam se escrever apenas em concursos que não pedem esse tipo de exame. Estou treinando pesado faz tempo e acho que perder pra um cara que só começou a treinar agora seria injusto.