sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Família, ajuda indispensável!

A família é a base para quase tudo na vida, ela começa dando o suporte quando ainda estamos no corpo de nossas mães e assim prosseguem, na hora de educar, dar condições de estudo, dar a alimentação necessária, prover carinho e saber a hora certa de dizer não.

Recebo inúmeros e-mails de mães com dúvidas sobre a profissão que os filhos desejam ter e sentem-se com medo, pois pouco sabem da rotina de um militar e observam principalmente as dificuldades impostas nessa linda carreira.




O melhor modo da família portar-se diante dessas dificuldades é apoiar seus filhos naquilo que for necessário, dar palavras de incentivo e não deixar com que a moral do jovem baixe. Evite dizer que está com saudades a todo momento, não o incentive a tomar atitudes em horas de dificuldades e, principalmente, entenda os momentos por ele vividos.

Haverá tempos em que o jovem está nervoso e evite chamar a atenção. Se ele está assim é muito provável que ele já esteja com vários pensamentos e com muita dificuldade para lidar com a situação. Chamar a atenção nesse momento só o estressa e faz com que ocorra o distanciamento entre ele e a família.


Na adaptação, evite perguntar muito sobre as atividades e não o obrigue a fazer as ligações para casa, pois em grande parte das horas livres há atividades pessoais, além do cansaço e da necessidade de relaxar. Não peça a ligação toda hora, espero o momento em que ele poderá ligar.


Vá às formaturas em que ele está em destaque (entrada pelos portões, término de curso, juramento à bandeira etc), pois esse é uma hora de orgulho para a pessoa e é muito triste olhar ao lado e ver seu amigo de farda sem familiares.

Quando possível, pergunte se ele precisa de alguma ajuda financeira e veja nos limites aquilo que pode ser ajudado, mas não o ajude em demasia, pois, assim, não conseguirá cortaro cordão umbilical com a família e ficará eternamente dependente.

Evite falar em desistência. Tenha a certeza de que isso passa pela cabeça do jovem em vários momentos e falar nisso só acaba por incentivá-lo a tomar essa atitude o que pode ser um grande equívoco se analisado no futuro, como é o caso de várias pessoas.

O mais difícil é o paradoxo ao parágrafo anterior. Se ele quer desisitir, apoie-o, pois para deixar tudo para trás é muito difícil, principalmente as amizades e superações vividas. Mas não faça isso facilmente, analise, peça ajuda dos psicólogos das escolas, tanto AMAN como EsPCEx, e depois quando não houver mais vontade dele ficar nas Instituições Militares, acolha-o e dê a ajuda necessária.

Logicamente isso não é um texto de especialista, mas de uma pessoa que vive isso todos os dias e aprendeu a entender os amigos e as famílias deles.

12 comentários:

Lobão disse...

Ae guerreiro, mais uma vez parabéns pelo blog e um ótimo ano de 2011 pra você!

Fiz um blog nos moldes do seu, para motivar aqueles que desejam o ingresso na EsPCEx, depois olha lá!

http://allobao.blogspot.com

BRASIL!

Pompi disse...

Parabéns pelo blogue! bem sei do que falas... sinto isso deste lado... a namorada que sofre,mas tem que ter força para sorrir, a que não pode chorar porque só pioramos tudo, a que tem que ouvir a toda a hora: tens que ter paciência. Sabes,por vezes só nos gritar silenciosamente,porque o sufoco é grande! A escolha é vossa mas a maior pressão é nossa. Somos umas heroínas sem farda.

Anônimo disse...

Oii eu tenho uma duvida. Meu namo foi pra Aman e o seu é da vivo e é dicil ter rede lá ele me disse. Qeria saber qual operadora é a que melhor pega la dentro da aman.. e se nextel é uma boa. Obrigada

Anônimo disse...

Sairam as instruções preliminares para o concurso de admissão ESPCEX 2011, o Sr. pode visualizar o documento no seguinte endereço:
http://www.exercito.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=839b349b-a855-4fec-aee5-831616b122cb&groupId=10138

Anônimo disse...

ótimo texto... com certeza vai ajudar meus pais a entender e me apoiar nessa escolha :)

Cátia disse...

Seu blog tem me ajudado a conduzir as dificuldades de meu filho que acabou de ingressar na EsPCEx. Obrigada e boa sorte!!

Anônimo disse...

Por favor você poderia me dizer se tem algum cursinho preparatorio para a Espcex em Salvador?
se nao, qual um bom curso a distancia?
Valeu

Anônimo disse...

Sumiu, cadete?

Anônimo disse...

A aman proibe os cadetes de ligarem para seus pais, ou eles podem sair da cia onde tem sinal para ligar normalmente.

Anônimo disse...

Onde estão os novos posts ? hahah estou aguardando ancioso por eles, um forte abraço Eros Parrela

Serei Oficial disse...

É autorizado a usar celular, internet e outros meios, desde que não esteja em campo (acampamento).

João Felgueiras disse...

Eu me preparei muito para conseguir passar para a escola de especialistas da Aeronáutica na época em que fiz. Foi sensacional o resultado de 2 anos me dedicando inteiramente. Fiz curso preparatório, cursos online e muitas outras situações que contribuíram. Até concurso público eu consegui passar. Foi ótimo