domingo, 14 de novembro de 2010

Estágio de Vida na Selva e Técnicas Especiais - 2


E o aprestamento tinha de começar, mas como já sabíamos do primeiro turno, não seríamos aceitos na primeira ida ao local. Eles falaram que subiram cinco vezes para poderem, enfim, serem apresentados.

Conosco não foi muito diferente. Subimos 1, 2, 3, 4, e na quinta tentativa eles aceitaram a apresentação.

O 100 foi lá, apresentou e a cada apresentação um tipo de "exercício": canguru, polichinelo, flexão. Isso ficava a critério do oficial.


 Logo em seguida. foi dado o tempo para iniciarmos o aprestamento. Para a retirada do material, abertura do kits e mostra demoraria dez minutos e nada mais. Como já sei que isso costuma demorar, já havia deixado os kits quase abertos e só virei a mochila, deixando tudo cair.

Organizei rápido e esperei até o apito final, que logo chegou.

Como estava na parte mais da retaguarda, demorou um pouco para o instrutor chegar, mas nada demais. Acabei perdendo a gaivota de um medicamento, nada que me atrapalhasse na nota final e no estágio.

Terminado o cerimonial, vi o famoso farofão sendo entregue, mas junto havia um catanho (lanche) bastante bodoso (interessante) e nem olhei muito para aquela porcaria de farofão...

Foi avisado para consumir sob ordem o catanho e em 15 minutos deveríamos estar prontos par as oficinas.

07:10H  Tudo iniciou-se com a oficina de tiro de ação reflexo, que consistia em atirar com "dois dedos à frente, dois olhos, dois tiros". A oficina era bastante proveitosa, tirando a parte do "pow-pow" onde ficamos treinando a posição de tiro.

Terminada a oficina, seguimos para a próxima.

09:30H Obtenção de Alimentos de origem vegetal. A oficina foi MUITO boa, tirando a parte em que tínhamos que provar chás.

Passaram açaí e outros diversos alimentos vegetais. Alguns muito gostosos, outros que eram uma tremenda porcaria. Tentei aproveitar tudo e provar tudo que davam para não passar fome mais tarde e aprender.

A única parte que eu tentava, ao máximo, evitar eram os chás. Nossa, era um pior do que o outro. Alguns davam até vontade de vomitar, ruim mesmo!!

12:00H Almoço nos moldes militares, ou seja, farofão.

Para quem não sabe, farofão é um saco cheio de farofa com carnes, rapadura e alguns amendoins. É ruim, mas até dá pro gasto.

13:00H O Pelopes partiu mais uma vez para outra oficina, mas dessa vez era sobre armadilhas para pesca e caça.

Mais uma instrução muito interessante, pois vê-se que a técnica funciona e as armadilhas realmente pegam animais.

É importante salientar que os animais são de fundamental importância na sobrevivência, pois são ricos em proteínas, gorduras e sais, algo difícil de ser encontrado em frutas.

As armadilhas aprendidas foram de várias maneiras: armadilha em H, arapuca, armadilhas de pesca ("ralo", linha"), armadilhas de tração, com utilização de armamento de caça, utilização de armamento convencional (FAL).

Nessa instrução, foi perceptível como os guerreiros do Pantanal são adaptados naquele local, pois demonstraram inúmeras armadilhas para pesca e sempre com a sua explicação diferenciada, além de uma das pescas estar com animais pegos no local (Rio Alambari) que é um curso d'água muito pequeno e eu nem acreditava que existiam peixes.

16:00H A rotina de mudanças de oficinas seguia e partimos rio acima para mais uma instrução "teórica" sobre armadilhas anti-pessoais.

A instrução, mais uma vez, foi muito foda!

Ao chegarmos, já foram explodidos petardos de TNT e assim foi. O banquinho (teórico) foi bem rápido e já partimos para as explicações:

1) Acionadores de armadilhas;
2) Armadilhas com armamento.
3) Armadilhas com estacas punji.
4) Armadilhas com explosivos;
5) Armadilhas improvisadas...
 E outros milhões de tipos.


Outro exemplo de armadilhas




18:30H Fomos para o jantar e realizamos a refeição como no normal, saltitando e cantando.

19:45H Mais uma oficina, mas dessa vez seria de um dos medos que o pessoal tem: ofidismo!

Foram apresentados os vários tipos de cobra e todos puderam manusear os animais, de modo que perdêssemos o medo.

Instrução muito boa e mais uma vez superando as espectativas!

23:00H Partimos para uma instrução que eu não queria muito realizar, mas era o jeito: primeiros socorros.

O grande problema consistia em aplicar injeção na perna e no braço, a do braço seria em alguém, mas a da perna seria na própria perna do estagiário.

Lógico que muita gente fechou o olho, cagou pra técnica e BRASIL!

Doeu pra caralho! Nunca pensei que água destilada doeria tanto!

01:30H Tiro de Ação Reflexo

À semelhança do TAR diurno, a técnica era a mesma, mas de noite e sem deslocamento, devendo atirar nos alvos coloridos que apareciam à frente.

Muito boa a instrução, o grande problema eram as falhas causadas pela péssima manutenção do fuzil, culpa do estagiário.

03:00H Mais um dia ia acabando, houve a ceia e fomos liberados para a tora.

O "ponto alto" da noite foi a chuva que mais pareciam chutes de tão forte que estava. Forte pra caralho!!

Nunca pensei que um poncho iria segurar a chuva e me deixar quente, dormi felpudamente, mas todo molhado, carangando até o talo. Foi uma das minhas piores noites da vida!

7 comentários:

Bahiuno disse...

Há possibilidade de aumentar a idade máxima do concurso da ESPCEX em função da mudança do concurso prevista para o ano que vem???

Anônimo disse...

caramba finalmente passei, agora eu vibro ainda mais quando leio suas postagens e só fico pensando, "dia 21 é minha vez" é claro que rola uma anciedade e ate mesmo um medo, mas a felicidade de alcançar esse objetivo tao desejado supera tudo, e escrevo aqui ainda para agradecer ao blog que sempre me deu força para continuar nos estudos quando eu estava mais desanimado, obrigado mesmo, ajudou muito, e agora é so aguardar, ah , e para aqueles que nao passaram, nao desanimem , eu tento entrar desde o segundo colegial, so passei hoje apos um ano de curssinho, ou seja na terceira tentativa, o concursso nao é facil mais com muito estudo e esforço qualquer um chega la, desejo a todos boa sorte e quanto aqueles que passaram AGENTE SE VE LÁ!

Anônimo disse...

Será que com estas mudanças na ESPCEX o limite máximo aumentará??? Qual sua opinião??

Rafael Cintra disse...

Cara, muito bom o seu Blog, acompanho sempre que estou na internet.

Esse ano não deu, Cortei em redação e história =/ , o chato é que eu só tive 3 meses e meio para estudar para a prova da prep, mas me saí muito bem no resto das matérias, conseguindo uma boa média que se não fosse pelo corte me deixaria entre 150 primeiros.

Saí de uma das instituições do CPOR meio tardiamente para me dedicar exclusivamente a aquele que se tornou o meu objetivo de vida. Me tornar oficial Combatente do EB.

Mas não tem problema ano que vem tem mais e estou estudando de agora.

Me tira uma dúvida esses acontecimento que narra são referente a que ano de AMAN? terceiro ou quarto?!

Queria saber mais uma coisa, não me dando falsas esperanças, mas aí dentro o que é que se fala sobre aumento da idade para ingresso, levando em conta as mudanças que já estão quase confirmadas no Edital do Concurso do ano que vem para ingresso em 2012?!

BRASIL... ACIMA... DE TUDO!

Rafael Cintra disse...

Acabo de perceber que não fiz um bom comentário, lendo mais abaixo percebi que o titulo cujo final tem o numero um, não é o primeiro.

Então isso tudo já acontece no segundo ano da AMAN? Incrível.

Bahiuno disse...

Sr.Cadete parabéns pelo blog. Você acha que em função da mudança no edital da ESPCEX, o limite máximo de idade pode aumentar ou não???

Serei Oficial disse...

Sobre o aumento da idade, não há informações sobre isso.

A única forma de saber é esperar o Edital, pois nesse documento existem as informações oficiais.