quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cavalaria - Arma de Heróis






Carga dos hussardos da cavalaria napoleónica.
Arma base do Exército Brasileiro, a cavalaria é caracterizada pela elevada potência de fogo, proteção blindada, ação de choque, velocidade e mobilidade. A Cavalaria (AKVA) tem como função reconhecer áreas, proteger a tropa e engajar o inimigo, utilizando seus meios rápidos e fortes.

Antigamente, os guerreiros de Cavalaria utilizando o cavalo para obter mobilidade superior aos homens a pé e eram importantes para ações de choque, sendo utilizados em diversas batalhas com suas "cargas" sobre o inimigo, isto é, utilizavam a força dos cavalos e a esperteza dos homens para romper as fronteiras inimigas e obter vantagem no campo de batalha.

Hoje, o eterno amigo do homem, o cavalo, mantém-se no Exército pelas suas tradições e são utilizados nas ações de GLO - Garantia da Lei e da Ordem - e em escoltas a cavalo e a tradição das unidades hipomóvel.



Patrono da Cavalaria
002.jpgO patrono da cavalaria é Manoel Luiz Osório, homem honrado e de valores ímpares que dedicou a vida à Pátria e ao Exército.

Participou das campanhas da Independência, da Cisplatina,  deFarrapos, de Rosas, do Uruguai, e de Paraguai, sendo exemplo de liderança e exemplo sobre os homens que estavam a seu comando.

Devido ao seu heroísmo e a sua dedicação, foi declarado Marechal e mostrou todas as suas habilidades ao comandar a missão de comandante do Exército na guerra contra o Paraguai.

"É Fácil a missão de comandar homens livres, basta mostrar-lhes o caminho do dever."rma.


Principais viaturas blindadas utilizadas pela cavalaria do Exército Brasileiro



Para existir maior poder de fogo e facilidades de deslocamento, com velocidade e proteção a cavalaria no Exército Brasileiro é dotada de carros de combate e viaturas mecanizadas, estando os principais tipos na AMAN para a instrução aos Cadetes.


LEOPARD


Leopard 1A5
LEOPARD 1A1 e LEOPARD 1A5


O Leopard é um carro de combate com excelente mobilidade e elevado poder de fogo, sendo bastante utilizado em diversos países do mundo.


Com a modernização das Forças Armadas, o Brasil comprou novos Leopard para mobiliarem o Exército e colocarem-no à vanguarda em relação os outros exércitos.


Notícias sobre o Leopard no Brasil. 


Chegam ao Brasil os primeiros Leopard 1A5
Exército Recebe "Tanques de Guerra" Alemães
Comandante visita blindados em Santa Maria
EE-9 CASCAVEL


O Cascavel é uma viatura sobre rodas com função de fazer reconhecimentos, era fabricado pela ENGESA e teve enorme sucesso no mundo, pois é de fácil manutenção, boa velocidade e direção facilitada. O Iraque os utilizou na Guerra do Golfo, mas devido às táticas erradas foi mal utilizado.


No Exército é amplamente utilizado e estão em processo de revitalização para aumentar a vida útil.


Especificações técnicas


Engesa E-11 Urutu


Parte interna do Urutu
Como o próprio nome diz, é uma viatura fabricada pela Engesa para o transporte de tropas (VBTP = Viatura Blindada para Transporte de Tropas) com blindagem de dua camadas. Assim como o Cascavel, foi sucesso de vendas para o exterior, equipando diversas forças armadas do mundo. 


Urutu utilizado no Haiti com as torres blindadas.
Ultimamente, sua blindagem encontra-se obsoleta em razão dos avanços tecnológicos ocorridos nos armamentos, mas o blindado continua a ser utilizado em diversos países, sendo inclusive participante do programa MINUSTAH (Haiti), mas houve modificações, tais como torres blindadas para o motorista e para o atirador.


A IVECO está desenvolvendo o URUTU 3 para substituir aqueles utilizados no Exército.


Especificações Técnicas


Notícia URUTU 3

Para quem duvida do Urutu:



M113 


Também conhecido como "caixa de sapato" o M113 é uma viatura para o transporte de tropas com características anfíbias limitadas e possibilidade de ultrapassar cursos d'água.


É utilizada pelos pelotões fuzileiros para dar maior mobilidade aos fuzileiros e gerar proteção à outros carros de combate, quando os fuzileiros desembarcam e realizam a proteção aproximada às outras viaturas.


É interessante verificar que sua movimentação dá-se por lagartas, o que faz transpor diversos locais em que outras viaturas poderiam atolar.


Especificações Técnicas

Outras viaturas utilizadas pela cavalaria

Agrale Marruá


O vídeo fala pro si só:



Também são utilizados Engesa e Land Rover Defender.

Ainda tem dúvidas se quer ou não ser DECA?


Fonte:

Youtube
www.exercito.gov.br
www.defesanet.com.br
www.defesabrasil.com
www.aman.ensino.eb.br

7 comentários:

Panzertruppe disse...

tem outra versao com torre http://pbrasil.wordpress.com/2010/06/19/industria-de-defesa-demanda-aco-blindado-nacional/

Anônimo disse...

Postagem sensacional. Valeu !!!

Anônimo disse...

queria saber , por que vai muito pessoa pobre pro exercito ,nao e preconceito nem nada mais muitos que vao pro exercito sao de classe baixa , e so vao pro exercito so pra garatiar o "pao" de cada dia , no geral muitos nao tem um espirito nacionalista ou patriotico, mais claro que nao sao todos. mais uma boa parte nao liga em geral para patria e uma pena.

Panzertruppe disse...

Mais versões da máquina!! http://pbrasil.wordpress.com/2010/08/12/defesa-em-arte-montagens-vbtp-mr/

Andrei disse...

Muito interessante... Onde ficam as principai frotas da cavalaria, é realmente no Sul do país??

Serei Oficial disse...

Andrei, a maior parte dos quartéis de cavalaria encontram-se no sul.

Mas há unidades em todo o país, só que em menor quantidade.

Andrei disse...

Mt obrgado Serei Oficial por responder minha pergunta. abrçs