sábado, 1 de maio de 2010

Estágios e Cursos Operacionais na AMAN

Algumas coisas na AMAN estão mudando e muitas delas vieram para profissionalizar ainda mais os futuros oficiais do EB. Para isso, esse ano serão oferecidos alguns Cursos e Estágios para que os cadetes possam realizá-lo e se tornarem combatentes mais especializados.

Quase a maioria dos cursos será destinado aos cadetes do 3º e 4º ano, sendo somente o de Montanha para o 1º ano. Os cursos serão:


Curso Básico Paraquedista
Curso de Guerra na Selva (CIGS)
Estágio de Combatente de Caatinga
Estágio Básico do Combatente de Pantanal
Estágio Básico do Combatente de Montanha
Estágio de Operações Aeromóveis
Estágio de Desminagem
Estágio de Caçador
Estágio de RESGATE

Normalmente, passa-se uma lista nas armas e os voluntários a realizarem os cursos a preenchem.

Alguns critérios devem ser observados, como os requisitos físicos e as provas que possam ser realizadas. Para o curso de caçador, há necessidade de estar com boa nota nas prova de tiro, pois esse é um dos critérios a servirem de parâmetro para os futuros caçadores. No Curso Básico Paraquedista, acontecerão exames físicos eliminatórios para poder iniciar as instruções.

Um dos fatores contrários ao curso é o período em que serão realizados. Normalmente, o militar tem de perder uma parte de suas férias escolares para realizarem as atividades, visto que o calendário é muito extenso e não há tempo para liberar os militares para a realização.

Grande parte da preparação material é de responsabilidade do voluntário, tais como os kits, e outras os cursos podem cautelar, como mochilas, capacetes e outros materiais mais caros.

Nem precisa falar como essas especializações são peruadas (peruada(o) = desejadas), pois é uma forma de se aperfeiçoar em atividades bastante vibrantes e com reconhecimento dentro do Exército Brasileiro, o que também pode facilitar nas transferências para os diversos locais do Brasil, principalmente para o CIGS e a Brigada Paraquedista.

Mais tarde, explicarei um a um e o que o cadete pensa sobre esses estágios e cursos.


2 comentários:

Sirr Doidão disse...

Muito bom,
mano,
mais quando o cadete concluir o curso desejadoe efetuado pelo mesmo, ele receberá uma gratificação no seu salário(aumento)?
Abraços!

Anônimo disse...

Só para contribuir, os estágios não oferecem remuneração extra, pode ser que você ao ser inscrito em um estágio, dependendo do local de realização, receba uma ajuda de custo para custear as dispesas de deslocamento em princípio.
Já os cursos, que tem a duração bem maior que a dos estágios, ao final incorpora aos vencimentos do militar que conclui com aproveitamento, cerca de 4% a mais no soldo.
Valeu