quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Nossa, mas cinco anos são tão rápidos...

Muitas pessoas falavam comigo que, quando você está de fora, vê o tempo passar rapidamente, mas dentro da AMAN as coisas demoram um pouco mais. E, hoje, percebo cada vez mais isso. Os dias demoram muito para passar e isso é perceptível pela hora da alvorada (quando se deve acordar) e a tora (dormir).

É normal acordar às 5 horas, ainda mais quando se está de serviço, e dormir depois de meia-noite, quando se tem provas ou algumas missões (trabalhos) a serem realizados para os dias seguintes. Essas missões são diversas: organizar o quarto, fazer listas à mando dos superiores, organizar a mochila para campo e outras várias.

Agora, some esse período todo tentando ficar acordado às atividades normais do ensino, como formaturas (todos os dias), aulas na DE (divisão de ensino), treinamentos de ordem unida, treinamento físico militar, pernoite, papiro noturno e, muitas vezes, o serviço de madrugada.

Mas, para quem vê de fora, acha que tudo passa tão rápido. Até alguns dizem "vai ser moleza, cinco anos é quase nada...". Realmente, quando estou de férias vejo os dias passarem tão rápido, mas, como eu disse, quando estou de férias.

Não é uma reclamação passar cinco anos aqui. Não estou dizendo isso, mas gostaria de alertar àqueles que consideram uma "aventura" ser militar, pensarem nos prós e contras, assim como em todas as escolhas da vida.

Entretanto, vejo um ponto muito positivo: aqui se aprende a ser homem. A mentira é crucificada, a cola é proibida, o respeito é cultivado e as atitudes são, dia a dia, lapidadas pelas atividades.

Sim, a AMAN forma militares, mas, acima de tudo, homens!

2 comentários:

Anônimo disse...

paulocesar disse ...
realmente 5 anos não deve ser moleza não, mas
os ensinamentos que são passados sao importantes para formação
de homens, na verdade todas as escolas deveriam ensinar isso.
Enfim uns dos motivos que quero ir para espcex, está escrito nesse ultimo paragrafo que fala sobre ser homem de verdade e tal.


Vou seguir o seu exemplo, vou estudar me dedicar e entrar para espcex
como vc, mais viver esse sonho vai ser um pouco dificíl.

abraço!

aguardo qualquer força que possa mim dá,
qualquer palavra de incentivo.

João disse...

No final do curso da AMAN é necessário que seja feita uma monografia ?

Ah, vi que você colocou HOT Words no blog, já pensou em usar Boo-Box ? Se quiser dar uma olhada: http://www.boo-box.com.br

E esse blog está cada vez melhor. Espero que continue postado.