quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Como estudar antes das aulas do cursinho?

Logicamente, o modo de estudo que tento passar não é uma forma "pedagógica" ou mais uma  daquelas inscritas em teorias de estudo e todas essas partes técnicas que são normais serem passadas pelos pedagogos e professores, mas apenas uma maneira que é bastante incentivada nos cursinhos e que tem como conseqüência bom resultado.

Antes das aulas que serão dadas nos cursos, é importante ler a matéria e tentar compreender seus pontos principais. Não há necessidade de decorá-la ou já chegar na aula sabendo tudo o que vai ser ensinado pelos professores, mas, chegando à sala com matéria já sabida é muito bom.

Essa "lida rápida" no assunto serve para despertar o interesse sobre a matéria e, durante a aula, melhorar a capacidade de retirar dúvidas, visto que já existirá um embasamento leve sobre o assunto ministrado. Aqueles que chegam às aulas já com um pouco da matéria "na cabeça" acabam por compreender melhor o assunto e tem sua capacidade de raciocínio aumentada.

É perceptível que matérias humanas se saem melhor com essa "técnica" de estudo, visto que, em grande parte, as humanas são basicamente ler e entender as entrelinhas dos fatos e da "lógica" presentes.

Fazer resumo até pode ser interessante, mas como a aula ainda não foi dada, fica um pouco mais difícil e, como já foi falado, a importância não é decorar a matéria antes da prova, mas verificar os pontos de dúvida, portanto os resumos não servem totalmente para isso, mas para "guardar do seu jeito" os assuntos.

O que é normal fazer é um "resumo-dúvida", colocando no papel os pontos em que houve dúvidas e dificuldade para aprender e compreender. Muitos estudantes pensam que, mais tarde (na aula), lembrarão a sua dúvida e conseguirão retirá-la com os professores, mas é bem notório que, com o ritmo de estudo e a quantidade de assuntos estudados, há esquecimento dessas dúvidas e as pessoas deixam de solucionar as dificuldades no estudo.

Anote, rabisque, sublinhe. Deixe um caderno pronto para colocar essas dificuldades ou, como muitos fazem, elaborem "recados" e coloquem na página em que ocorreu o problema e, para lembrar desse "recado" coloque um clipe ou uma marcação no livro. Depois, é só ler e perguntar ao mestre.

Parece brincadeira, mas essa "técnica fajuta" ajuda muito.

4 comentários:

Rener Junior disse...

valeu pela dica
vc sabe de algum cursinho com grande taxa em aprovação na area? se possivel de algumas sujestões e listas de cursos

Matheus F. Figueira disse...

*mega Sharingan*

procure saber se próximo da sua casa existe alguma unidade do curso Elite
www.sistemaeliterio.com.br

esse curso tem a maior aprovação na EsPCex a 7 anos.Esse ano foram 129 aprovados, possui otimos professores, simulados todos os sabados e aulas especiais aos domingos.
começo la dia 8 agora :D

boa sorte!

Brasil acima de tudo!

Serei Oficial disse...

Mega Saringan,

Dependerá muito de onde você mora. Se estiver em local onde não há cursinhos especializados tente fazer à distância (http://www.cursozeroum.com.br).

Em qual região você mora?

Rener Junior disse...

no sul de minas