quarta-feira, 29 de julho de 2009

DQBN

As letras até são fáceis de falar, traduziram pra gente como "Defesa Química Biológica e Nuclear", ou seja, falaram sobre a utilização desses agentes na guerra. Os vídeos que eles passaram e as fotos assustam, é cada pessoa desfigurada que é foda...

Todo mundo fica imaginando como deve ser na guerra, em uma trincheira ou no campo de batalha sendo submetido aos efeitos dessas armas. Alguns mísseis lançam gases que fazem a pessoa vomitar, não respirar, queimar a pele e por aí seguem as "brincadeiras".

Quem deu a instrução foram os militares da ESIE (Escola de Instrução Especializada), que são feras no assunto e são verdadeiros estudiosos. Estudiosos mesmo, é um curso reconhecido pelo MEC e único na América latina. É interessante saber, também, que todo militar, independente da arma, quadro ou serviço, pode fazer o curso de DQBN.

O que achei meio chato é ficar preso no Rio de Janeiro. Eles falaram que não fica preso lá na cidade (preso no sentido de não se transferir), mas imagina: há pouquíssimos militares peritos em DQBN, o quartel é no RJ, você é especialista. Será que você irá pro norte, nordeste ou qualquer outro lugar? Difícil hem...

Na palestras, que duraram a manhã toda, foi a parte teórica. Depois, reservaram um "presente" para os cadetes: câmara de gás! Calma, calma... Ninguém vai morrer, não é uma câmara de gás no estilo alemão. É uma câmara que as pessoas verificam se a máscara funciona e sente os efeitos do gás lacrimogênio.

Ocorreu o almoço e fomos deslocados para o Campo de Pouso - local dentro da AMAN - andando (coisa rara no Basicão) para não suar, uma vez que o gás lacrimogênio, em contato com a água, gera ácidos que queimam a pele.

Ao chegarmos, dava para ver uma barraca meio distante e, do nada, um pessoal saiu lá de dentro tossindo, gritando iguais a loucos. Pensei que era sacanagem dos instrutores, para colocar medo em todo mundo. Se era sacanagem ou não, o efeito deu certo! Geral ficou com cagaço!!

Foi apresentada a equipe e começou a instrução de como utilizar a máscara Shalom, modelo israelense, e sobre o filtro de ar que ela possui. Nada demais, mas avisaram que era bom treinar utilizá-la antes de ir para a câmara...

Avisaram que a instrução teórica tinha acabado e tudo ia começar. Colocaram grupamentos em forma e o Capitão (instrutor chefe) mostrou a "maça do amor" que era a tal granada de gás CS (lacrimogênio).

A máscara é só de brincadeira, lá dentro mandam tirar!

Tirou o pino e jogou a "brincadeira" dentro da barraca. Esperou um tempo e mandou todo mundo colocar a máscara. Ajeitei da melhor maneira que dava... mas o cagaço ficava ainda junto comigo. Porra, se essa merda tá estragada, e aí, como eu fico?

Tranqüilo, dei a sorte e fui primeiro (que sorte de merda!!) e fui logo pro fundo da barraca. Até que tava tranqüilo, tava sentindo nada! Normal!! Mas, o meu canga começou a tossir desesperado!! Aí, o Capitão não deu mole: viu o sanhaço dele e já ficou enrolando, falando várias coisas que já tinha falado e do nada, a brincadeira começa!! -

Ordem, retirar a máscara!!

PQP!! Passou o filme do pessoal correndo desesperado passou na minha cabeça, mas fazer o que... ordem é ordem!

Tirei a máscara, respirei normalmente...

PUTA QUE PARIU!!!! Tinham jogado uma pimenta malagueta na minha garganta? Tacaram ácido na testa? E a vontade de espirrar?

É, era real mesmo! Os sintomas que tinham falado na instrução eram verdadeiros. Caralho, que porcaria de sintomas.

Ele ficou conversando (e a gente no sanhaço) uns 30 minutos!! Cara, pq meus olhos estão todos cheios de lágrima - na hora não associei o "lacrimogênio" com "lágrimas" -, pq minha cabeça tá ardendo?

- Ordem, sair da barraca ordenadamente!

Como que é? Ordenadamente? Tá de sacanagem, só pode!! Saiu todo mundo correndo desesperado com as mãos abertas e tentando abrir os olhos, boca e tudo para poder respirar e parar a dor.

Depois de uns 4 ou 5 minutos os sintomas passaram, mas quem disse que acabou? Tinha a segunda "oficina": entrar sem máscara e colocá-la lá dentro.

Beleza, entrou todo mundo e, rapidamente, colocamos as máscaras. Alguns não colocaram certo e começaram a tossir, mas eu, ainda bem, fiquei na boa.

-Ordem, sair da barraca.

Os 30 minutos que eu falei foi na hora, mas depois o pessoal todo disse que não passava de 6 segundos sem a máscara. É pau!!


Vídeo mostrando os efeitos do gás. No EB não tem isso de bater palminha.


Brasil acima de tudo!
Acabou!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal,só fico imaginando como é aí,se Deus quiser eu tô aí em 2011!

Anônimo disse...

QBN! HONRA! BRASIL! E isso ai. Qbn são so para os melhores q nao tem medo nem cagaço, de um CS e Lacrimogênio rolha. Ja passei por tanta coisa q nao sinto e mais nada na camara de gás. kkkk eu vibri viu. vai em frente e v se conseguem!