sábado, 22 de dezembro de 2007

Peixada?

"Peixada - Quando uma pessoa é favorecida por outra, violando as regras normais estabelecidas."

Depois do resultado do concurso o que mais ocorre são as comemorações, choro e, por alguns, a afirmação de que houve peixada e determinadas pessoas foram beneficiadas. No orkut, isso é notório. Vários usuários revoltados por não terem passado na redação ou, devido a correção da mesma, terem despencado na classificação geral.

Para qualquer cidadão afirmar que houve auxílio a candidatos, deve possuir provas com uma sustentação plausível, visto que o concurso da EsPCEx é público, regido pelas normas da constituição e deve, por parte dos organizadores, ser de total transparência e seriedade. Qualquer "peixada" deve ser, imediatamente, comunicada às instituições que possuem a função de prezar pela verdade.

Entretanto, o mais comum é a covardia. Pessoas que estudaram e haviam passado nas questões objetivas criaram a ilusão e a esperança de já estarem com vaga assegurada, mas, ainda, existia a redação e a lista final. Como, em alguns casos, o resultado não foi aquele que o candidato esperava (má classificação ou reprovação), logo, colocam a culpa na banca examinadora e afirmam que conhecem um tio-do-primo-do-vizinho-do-cachorro-do-padeiro que soube de um caso de peixada.

O homem deve aprender com os erros e batalhar por aquilo que deseja. Colocar a culpa nos outros é muito mais fácil e simples, assim como é muito mais covarde. Se uma pessoa deseja ser militar, como pode ser covarde?

O melhor a fazer é seguir com a vontade de se formar oficial do Exército Brasileiro e estudar para que isso possa ser, em breve, concretizado. Abaixar a cabeça após um "não" é confirmar a incapacidade e a fraqueza. Levantá-la e buscar o "sim" é sinônimo de força de vontade e amor aos ideais e objetivos.

Nenhum comentário: